terça-feira, 7 de maio de 2013

TEXTO SOBRE ÁGUA NO PLANETA TERRA



A ÁGUA
A água é a principal responsável pela existência da vida em nosso planeta. O desenvolvimento da vida sempre esteve ligado à água, que é o elemento predominante na constituição de animais e vegetais. Nos humanos ela é responsável por quase 75% de sua massa.
Encontramos na Terra cerca de 1,4 . 109 Km3 (1 Km3 = 1012 litros) de água (densidade = 1 Quilograma/litro) nos diferentes estados físicos. Praticamente 97% é salgada (em oceanos e mares) e apenas 3% da água essencial à vida é doce. E, desses 3%, aproximadamente um centésimo (0,03%) se encontra acessível no estado líquido distribuído na superfície do planeta; o restante é gelo nos polos, água subterrânea de difícil acesso ou vapor de água na atmosfera.
No estudo das características da água, notamos que seu calor específico na fase líquida c = 1 cal/g . ºC é bastante alto, fazendo sua presença, em grandes quantidades, um fator de estabilidade da temperatura. Para esfriar a água, libera-se energia térmica; para esquentá-la, absorve-se energia térmica. Por esse motivo, em regiões litorâneas ou onde existe um grande lago, as amplitudes térmicas (variações de temperatura) são pequenas. Já o calor específico da água no estado sólido pode ser considerado como 0,5 cal/g .ºC.
Na solidificação, a água aumenta de volume enquanto a maioria das substâncias diminui. Isso faz a densidade do gelo ser menor que da água líquida.
A água apresenta calor latente de fusão igual a 80 cal/g e de vaporização igual a 540 cal/g. Seu alto valor de calor latente de vaporização também é um importante fator de regulagem do clima.

Fonte: adaptado de conecte volume 2. Editora saraiva. P. 76






 

Perguntas

1 - Um corpo A tem 75% da massa de um corpo B. Se a massa de B é 50Kg qual a massa de A?

2 - Qual é o valor da massa de água correspondente ao volume de  0,03 % de 1 Km3 = 1012 litros. Sendo a densidade da água igual a Quilograma/litro.

3 - Explique por que a água aumenta de volume quando se solidifica. Pesquisa sobre pontes de hidrogênio.