quinta-feira, 24 de junho de 2010

UnB vai usar Enem para preencher vagas ociosas

       As vagas ociosas oferecidas pela Universidade de Brasília serão preenchidas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2011. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na tarde desta quinta-feira. O modelo servirá como teste para a forma de ingresso proposta pelo governo federal para as universidades públicas do país a partir do primeiro semestre do ano que vem.

       Vagas ociosas são as que sobram depois de esgotadas todas as chamadas dos candidatos aprovados no vestibular tradicional e no Programa de Avaliação Seriada (PAS). Segundo informações do Decanato de Ensino e Graduação (DEG), cerca de 1% das vagas ofertadas acabam não preenchidas, em média, por semestre. A maior parte delas são de cursos que exigem prova de habilidade específica, como Música e Artes.
        Relatório de uma comissão de conselheiros do CEPE apontou os motivos pela opção da UnB. “Consideramos que a substituição total não cabe agora, pois o Enem ainda precisa evoluir como processo de avaliação”, afirmou a professora Andréa Queiroz Maranhão, do Instituto de Ciências Biológicas. A conselheira destacou a qualidade das formas atuais de ingresso.

O uso de vagas ociosas para ingresso pelo Enem teve 24 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.

Fonte: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3521.