terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A termometria nos séculos XIX e XX

Cada aluno do 2º ano deve ler o artigo e postar comentário no blog e no caderno. Seu comentário deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 linhas. Não se esqueça de colocar a identificação: nome completo/turma/escola.

Endereço do arquivo: www.scielo.br/pdf/rbef/v28n1/a13v28n1.pdf

QUESTÕES DE FÍSICA II 3º ANO CEAG

QUESTÕES PARA OS ALUNOS QUE AINDA NÃO POSSUEM O MÓDULO 9

1 - Defina carga elétrica.

2 - Quais são os tipos de cargas elétricas?Como interagem?

3 - O que são condutores e isolantes(ou dielétricos)?

4 - Quais são os processos utilizados para eletrizar um corpo? Explique cada um.

5 - No século VI a.C, o filósofo Tales sabia que o âmbar, uma resina vegetal, podia adquirir a propriedade de trazes para perto pequenos corpos, como os fios de palha. Qual foi o processo e eletrização usado por Tales para que ele pudesse observar esse fenômeno?

6 - Que partícula é transferida de um corpo para outro no processo de eletrização por atrito?

Exercícios 2º Ano Física II CEAG

QUESTÕES PARA OS ALUNOS QUE AINDA NÃO POSSUEM O MÓDULO 5

1 - De acordo com o estudo que você realizou até aqui, como responderia à questão sobre qual o significado físico de calor.

2 - Nas expressões " Que dia quente!" e "Ah, que calor!", as palavras "quente" e "calor"ntem significados equivalentes. E, em física, elas também são equivalentes? Justifique.

3 - Como você conceituaria temperatura em física?

4 - Explique por que o tato não é um bom termômetro.

5 - Nas escalas termo métricas usuais (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), quais são os pontos de referência adotados?