terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A termometria nos séculos XIX e XX

Cada aluno do 2º ano deve ler o artigo e postar comentário no blog e no caderno. Seu comentário deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 linhas. Não se esqueça de colocar a identificação: nome completo/turma/escola.

Endereço do arquivo: www.scielo.br/pdf/rbef/v28n1/a13v28n1.pdf

100 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O tubo capilar dos termometros devem ser feito de vidro capaz de resistir ao intervalo de temperatura em que o termômetro será utilizado.Em 1668 Joachin Dalence foi o primeiro a afirmar que eram precisos dois pontos fixos para se determinar uma escala. Em 1794, definiu-se que o grau termométrico seria a centésima parte da distância entre o ponto de fusão do gelo e o de ebulição da água fervente, Escala Celsius.Kelvin estabeleceu,Kelvin verificou que a pressão de um gás diminuía de 1/273 do valor inicial quando resfriado a volume constante de 0 ◦C a -1 ◦C. Concluiu, então que a pressão seria nula quando o gás estivesse a -273 ◦C.

Lúcia Rodrigues de Lacerda.
CEAG, 2º ano 122
PS: Mandar lista de exercicios 2º ano para o e-mail: lulukagata@hotmail.com

Unknown disse...

O texto, a termometria nos séculos XIX e XX, descreve e evolução da medida de temperatura, ou seja, a evolução dos termômetros.
Tempos atrás o homem, rodiado por conhecimentos, e um deles há a física, a primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecida a partir da sensação térmica, onde o tato proporciona, assim diferenciamos o quente do frio. Até então esse conhecimento foi se acumulando, viram que o tato, não era um bom termômetro, por ser sensível a outras grandezas, daí teve a necessidade de um instrumento apropriado para medir a temperatura.
E assim foram iventados o termoscópio e o termômetro. E adiante as descobertas da Escala Internacional de temperatura, Definição da undidade de temperatura termodinâmica, Medição de altas temperaturas, onde laboratórios pode possuir até mesmo fornos de calcinação que superam 100° C de temperatura de trabalho, o Pirômetro, foi atribuído a todos os instrumentos destinados á medição de temperatura acima da incandescência ( 500° C aproximadamente), a evolução do Termometro líquido e o Termometro associado a um densímetro.


Laís Barros de Brito.
CEAG, 2° ano 122
e-mail: kokadinhaa@hotmail.com

Flávio Costa disse...

o texto relata sobre a termometria nos séculos XIX e XX onde o povo dessa epoca tentava descobrir novos métodos de medição de temperatura, desde a contrução ao uso e importância do termômetro. Apesar de amplamente difundido e ser hoje um instrumento de exepcional versatilidade na industria, mostrou uma evolução histórica bem lenta, apesar de ainda estar em evolução, pois existe uma clara tendência a substituiç˜ao dos termômetros de mercúrio pelos modelos digitais.

Nome: Flávio da Costa Paixão
2º ano "121" CEAG

Unknown disse...

Ao se conceber o zero absoluto, que é quando as moleculas estão em repouso, houve um rompimento da arbritariedade das escalas termometricas que eram baseadas na dilatação volumetrica de liquidos como mercurio e etanol. novos metodos foram desenvolvidos sendo à base do funcionamento termopares e pirômetros. a primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecidaa partir da SENSAÇÃO TÉRMICA que o tato proporciona. O Criterio Sensitivo é vago pois depende da pessoa e de sua propria temperatura, tornando um instrumento Diferencial. por isso era necessário um instrumento padronizado. nasce, nessa linha de raciocino, então, o termometro, que compara as propriedades como volume, pressão, etc., com a variação de temperatura. Outros tipos de termometros: DE MAXIMO E DE MINIMO, REGISTRADOR, CLINICO, PIROMETROS E TERMPARES. No seculo XIX a temperatura foi determinada com precisão satisfatoria e assim possibilitou o desenvolvimentoda termometria fisica. Surge as escalas termometricas. Sendo algumas delas: Kelvin, Fahrenheit, Celsius e Rankine (quase sem uso hoje em dia). Ananda Ellen, 122

Unknown disse...

Bom,o texto aborda em si, a história do termômetro ,que primeiramente surgio com a necessidade do homem em estabelcer temperaturas, que antes só sabiam diferenciar os mais quentes dos mais frios;pelo tato.
Com o passar do tempo, o termômetro foi sofrendo alterações lentas, atualmente temos de vários tipos, para diferentes ocasiões , o mais conhecido entre nós é o digital.
Enfim, este instrumento até hoje é um item básico indispensável para a área do ensino e para o seguimento industrial.

Andressa Sousa Cavalcanti 121 CEAG

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto, relata a historia da termologia desde o inicio com a necessidade de um objeto que medisse a temperatura com certeza já que o tato não é um termômetro confiável,até o conhecido termômetro com escala celcius que usa um bulbu com um tubo longo com a ponta mergulhada em um liquido como a água. E também fala da historia da termometria com os conceitos como calor específico, calores latentes de fusão e vaporizaçãoe fala também de outros tipos de termômetros como o digital.
Isabelle Assunção 121

Unknown disse...

O texto conta a história do termômetro que surgiu pela necessidade do homem de ver temperaturas, pois antes só era possível diferenciar pelo tato.
Ao longo do tempo o termometo foi mudando, hoje temos vários tipos de termômetro o mais conhecido é o digital. Esse instrumento é fundamental para estudo e seguimento industrial.

Talita Matias 121 CEAG

Unknown disse...

O Texto fala sobre o termometro e como com o decorrer dos anos ele foi modificando, a necessidade foi tão grande por causa dos tempos diversos, gelado, quente,frio e etc.Com o passar do tempo e com a lenta modificação dos termometros hoje se conhecem varios tipos diferentes de termometros assim como o digital.
O termometro também é uma fonte de energia térmica que revolucionou e é batstante importante para a sociedade tanto no dia a dia quanto a industria ou mesmo a ciência.

Ana Cláudia -121-CEAG

Gustavo Viana disse...

Antes da invenção do termômetro o homem baseava-se no tato para ter uma noção bastante básica da temperatura,usando os termos frio, quente, gelado e etc para determinara mesma.No critério científico o homem tinha pouco êxito na avaliação da temperatura , pois cmo usava sua sensação térmica existia vários fatores que o interferiam de ter uma noção mais exata.
Com o passar do tempo o homem teve a necessidade de possuir um aparelho que lhe informa-se com mais precisão a temperatura , daí por volta so século XIX surgiu o termômetro.

Gustavo Viana turma:121 2ºano

Unknown disse...

No texto relata a evolucao dos termometros, que antigamente o homem tinha nocoes da temperatura atraves do tato. Ate que um dia o conhecimento falou mais alto e viram que o tato nao era um bom termometro, entao surgiu a necessidade de um instrumento apropriado. Com isso foram inventado o termometro ( dispositivo que marca a temperatura sem o contato com o corpo) e o termoscopio ( instrumento inventado por Galileu, que era composto por uma esfera oca e um tubo de vidro que marca a variacao da temperatura).
Douglas CEAG 121.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Percebe-se que a associação do termometro com o densimetro teve grande importância no controle de processos industriais e ferramenta de ensino.
o termometro tem grande importancia no mundo fisico porque atraves dos nossos sentidos humanos trava conhecimento com o mundo fisico.A primeira noção é o tato que o transmite de frio e calor .
O termometro é muito importante pois so destingui entre mais frio e mais quente em relação a sua propria temperatura.É imporatante saber que a temperatura e uma propriedade intensiva.Existem vários tipos de termometros que diferem um do outro pela grandeza termometrica nos termometros de liquido como o etanol e o mercurio .O termometro é expcional na industria, na ciência e no cotidiano nos mostra que a evolução deste instrumento foi bem lenta mais que tem grande importancia na industria e na area de ensino, é um item básico e indispensável.

Aluna:LETÍCIA ALVES DIAS
Turma:122 (CEAG)

Unknown disse...

Falando sobre a história e as mais diversas formas de como o termômetro chegou a ser fabricado em países europeus, o texto aborda também alguns outros pontos relevantes, como a importância do termômetro e as diversas escalas de temperatura já criadas.

O termômetro é um objeto que torna capaz medir a temperatura de algo. Sua necessidade veio a partir do conceito de que a medição tátil das substâncias pelas pessoas não era confiável, uma vez que dependia de muitos fatores, oscilando assim de indivíduo para indivíduo.

Nos séculos XVI- XVIII fora desenvolvido um instrumento para a medição de temperatura, o termoscópio. Esse poderia ser descrito como um bulbo contendo algum líquido medidor – como água, etanol e vinho - e um tubo que saia desse bulbo, também com o líquido medidor. O ar era relativamente expulso do tubo quando o líquido era posto, fazendo com que o nível do líquido no tubo variasse, refletindo uma mudança na temperatura do ar. O tubo não era graduado.

Já os termômetros, desenvolvidos posteriormente, continham um bulbo e uma haste capilar vedada – antes de ser vedada, porém, expulsava-se parcial ou totalmente o ar desta, para que houvesse maior precisão na medida-, além das indicações da graduação por meio de escalas. A temperatura era determinada pela dilatação do líquido com o aumento da temperatura, indicando assim a mesma.

As escalas de temperatura em geral tinham dois pontos fixos, que variavam, por exemplo, do ponto de fusão de uma substância ao ponto de ebulição de outra, considerando o primeiro sempre como zero. Porém, como as substâncias utilizadas eram diversas, várias escalas foram criadas e em cada lugar da Europa se media a temperatura de acordo com uma, não havendo nenhuma uniformidade de escala adotada.

Três escalas que levaram destaque foram as de Fahrenheit, Celsius e Kelvin. Na primeira, os pontos fixos eram a temperaturas duma mistura de água, gelo e cloreto de amônia (0ºF) e a do corpo humano (100ºF). Na segunda, o ponto de ebulição da água estava numa extremidade (0ºC) e o de congelamento em outra (100ºC) – mais tarde, essas extremidades foram trocadas. Na terceira, Kelvin concluiu após um experimento que a pressão de um gás diminuía de 1/273 do valor inicial quando resfriado a volume constante de 0ºC a -1ºC, sendo assim, o zero absoluto – o ponto no qual as partículas da matéria se encontravam em total repouso- seria 0º K (-273ºC).

Amanda Silva Pimenta, CEAG, 122

Unknown disse...

Comentário reduzido

Falando sobre a história e as mais diversas formas de como o termômetro chegou a ser fabricado em países europeus, o texto aborda também alguns outros pontos relevantes, como a importância do termômetro e as diversas escalas de temperatura já criadas.

O termômetro é um objeto que torna capaz medir a temperatura de algo. Sua necessidade veio a partir do conceito de que a medição tátil das substâncias pelas pessoas não era confiável, uma vez que dependia de muitos fatores, oscilando assim de indivíduo para indivíduo.

As escalas de temperatura em geral tinham dois pontos fixos, que variavam, por exemplo, do ponto de fusão de uma substância ao ponto de ebulição de outra, considerando o primeiro sempre como zero. Porém, como as substâncias utilizadas eram diversas, várias escalas foram criadas e em cada lugar da Europa se media a temperatura de acordo com uma, não havendo nenhuma uniformidade de escala adotada.

Três escalas que levaram destaque foram as de Fahrenheit, Celsius e Kelvin.

Amanda,122,CEAG

Unknown disse...

Termometria - É a parte da Termologia que estuda as medidas e medições das temperaturas
Escalas Termométricas- Chama-se de escala termométrica a seqüência ordenada das temperaturas que definem todos os estados térmicos, ordenados a partir dos que possuem menos calor aos que possuem mais calor

Nome:Taina Iohane
2º ano "121" CEAG

Unknown disse...

No texto "A termometria nos séculos XIX e XX,retrata com os novos métodos de medição de temperaturas que foram desenvolvidas com a base de pirômetros e termopares.
A primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecido a partir da sensação térmica que o tato proporciona pelos termos frio,quente,gelado,etc.
A maneira mais fácil de estabelecer uma escala termométrica é procurar uma substância que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura e ter a praticidade de uso.
Lucas de Souza Cruz.
CEAG,2°ano Turma:122

Unknown disse...

Primeiramente que a temperatura foi a partir da sensação térmica.
Para estabelecer uma temperatura é preciso achar uma substancia que muda de modo regular.
O princípio físico do termômetro era a expansão do ar.
Termopolar são pares de frios de metal ao menos em uma extremidade, que geram uma diferença potencial.

Amanda Almeida,121. CEAG

Unknown disse...

Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.
Contudo, é preciso cuidar de escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.

Gabi Winchester . disse...

Os pirômetors óticas funcionam basicamente pelo método da comparação fotométrica da cor do corpo a medir em relãção á cor de fonte padrão como um filamento de tungstênio de lâmpada életrica projetada para este fim. A comparação da cor é feita pelo observador e é dependete da sensibilidade do olho humano em distinguir a diferença de cor entre superficies. É necessário que o corpo emita ondas na região do visível, a temperatura maxima da medição é de 2900ºC. Já os pirÔmetros de radiação são instrumentos que medem a taxa de emissão de energia por unidade de comprimento, utilizando um sistema de coleta a energia visivel e infravermelho.

Gabriela Silva- 2 Ano 122

Unknown disse...

Fala sobre a história as diversas formas de como o termômetro chegou a ser fabricado em países europeus, o texto fala também outros pontos relevantes, como a importância do termômetro e as diversas escalas de temperatura já criadas, a termometria nos séculos XIX e XX, descreve e evolução da medida de temperatura, ou seja, a evolução dos termômetros.
Porém, como as substâncias utilizadas eram diversas, várias escalas foram criadas e em cada lugar da Europa se media a temperatura de acordo com uma, não havendo nenhuma uniformidade de escala adotada.Três escalas que levaram destaque foram as de Fahrenheit, Celsius e Kelvin. Na primeira, os pontos fixos eram a temperaturas duma mistura de água, gelo e cloreto de amônia (0ºF) e a do corpo humano (100ºF). Na segunda, o ponto de ebulição da água estava numa extremidade (0ºC) e o de congelamento em outra (100ºC) – mais tarde, essas extremidades foram trocadas. Na terceira, Kelvin concluiu após um experimento que a pressão de um gás diminuía de 1/273 do valor inicial quando resfriado a volume constante de 0ºC a -1ºC, sendo assim, o zero absoluto – o ponto no qual as partículas da matéria se encontravam em total repouso- seria 0º K (-273ºC).
Anna Cecília T. de Novais Turma 122

vinicios disse...

O texto,sobre o termômetro relata q ele e um instrumento q é muito usado pela ciência e no dia a dia do ser humano,infelizmente sua evolução era bem lenta,mais nos dias de hoje ele vem se desenvolvendo cada vez mais,e tambem hoje ja temos varios tipos de termômetros dentre eles estão o digital o clinico eo registrador,q auxilian muito na verificaçaõ da temperatura tambem,tem tambem as escalas de graus o celcius,kelvin,e essas evoluçôes ajudam muito no dia de hoje!!!!!


aluno:José vinicius
turma:121,CEAG

vinicios disse...

O texto,sobre o termômetro relata q ele e um instrumento q é muito usado pela ciência e no dia a dia do ser humano,infelizmente sua evolução era bem lenta,mais nos dias de hoje ele vem se desenvolvendo cada vez mais,e tambem hoje ja temos varios tipos de termômetros dentre eles estão o digital o clinico eo registrador,q auxilian muito na verificaçaõ da temperatura tambem,tem tambem as escalas de graus o celcius,kelvin,e essas evoluçôes ajudam muito no dia de hoje!!!!!


aluno:José vinicius
turma:121,CEAG

Unknown disse...

o texto fala sobre a termometria, que no começo o homem costumava a medir pelo tato, que não era a melhor forma de se ver a temperatura mais só tinha esse geito na época.Mais com o surgimento do termômetro o homem pode medir a temperatura mais certa,após esse surgimento o termômetro vem evoluindo e sendo cada vez mais usado pelas pessoas.

nome:Pedro Henrique 121

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto fala a respeito da evolução em relação aos meios para medir a temperatura. O método usado antigamente para medir a temperatura, o tato, foi trocado por um instrumento padronizado. Existem também diferentes escalas termometricas e mais de 500 termometros líquidos, tornando-se cada vez mais práticos.Outros tipos de termometro são: termometro registrador, termometro clínico, termometro digital, entre outros. Os termometros tem evoluido lentamente, passou por muitos processos, mas todos eles foram vitais para chegar aonde estamos.

CEAG
Thalita Chaves - 122

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre da Aparecida Mendes disse...

Desde entorno de 1500 o homem vem tentando aprimorar seus conhecimentos a cerca de tudo relacionado á temperatura. Mesmo antes de Galileu Galilei inventar o primeiro termômetro (registrado em 1592), o homem já vinha tentando descobrir métodos de medir a temperatura de ambientes e objetos, na qual um dos métodos que ficaram mais conhecidos foi o tato, porém o mesmo não era preciso o suficiente, pois a condutibilidade variava de objeto para objeto e de ambiente para ambiente. Porém após a descoberta de Galileu novas portas se abriram, pois cientistas do mundo todo se dispuseram a perfeiçoar sua invenção, na qual prevalece até os dias atuais.
CEAG
Aluno: Alexandre da Aparecida Mendes
Série: 2ºano
Turma: 121

williane disse...

O texto descreve a evolução do estudo da temperatura e dos termômetros, de grande importancia para nós, pois através deste, deixamos de julgar a temperatura apenas pela sensação térmica que o tato proporciona. Cita também vários termômetros, desde o termoscópio utilizado por Galileu Galilei até os termômetros digitais, estes não sendo tão utilizados pelos problemas ambientais causados por seu elemento quimico.

Williane Ferreira
CEAG, 2ºAno 121

Unknown disse...

O texto trata em reconhecer a história da evolução térmica, desde sua necessidade até a consolidação da termometria, unidades de medida,medição de altas temperaturas por meio do pirômetro instrumento esse capaz de medir temperaturas acima da incandescência aproximadamente 550 C°. e o termômetro digital onde as primeiras versões surgiram no ano de 1970.Candidatos a substituir os termômetros de mercúrio.
Apesar da ampla utilização destes nos últimos 300 anos, os problemas ambientais ligados a este elemento
químico fazem com que tendam a desaparecer dos laboratórios com a evolução do instrumental eletrônico de medição da temperatura, a qual busca substituir o
metal no que for possível.

Fillipe Marques Lima 2°ano-122

Ana disse...

A partir da sensação termica se teve uma noção da temperatura .
Um dos modos mais facil para se saber uma escala termométrica é achando uma substancia que se modifica de um modo regular.
O papel premordial no desenvolvimento da termologia sendo manuseado por numerosos estudiosos .
Denomenando -se uma agitação ou movimento termico , fazem que as moleculas tenha um movimento desordenado .
Termopar são pares de fio dental dissimulares juntando ao menos em uma extremidade , e que geram uma diferença na temperatura .
O termometro teve uma evolução fascinante o termometro começou a diminuir de tamanho resultando em aparelhos leves e facies facilitando o manuseio , outro aspectos muito importante foi a passagem de escala da fabricação deixando de ser feito manualmente para o industrial , com essas mudanças possibilitou a fazer vários tipo de termometros como termometro temperatura maxima e minima , registrador , clinino e o ultimo o termometro digital

Ana Luiza , 121 , CEAG

Talita Gomes disse...

O texto descreve fases da evolução das medidas de temperatura. A primeira noção que se tem é através do tato, mas com o passar dos tempos houve necessidade de criar algo que não dependesse do tato, então surgiram os primeiros termometros.Nos termometros de líquido, como de mercúrio, a grandeza termométrica é o volume, e nos de gás é o volume do gás. O tubo capilar deve ser feito de vidro capaz de resistir a mudanças de temperaturas.Então em 1668 Joachin revelou que era necessário dois pontos fixos para determinar a escala.Mas apenas em 1794 surgiu a escala centígrada, partindo da centésima parte entre a ebulição da água e fusão. A temperatura mais baixa que pode existir é um estado em que as moléculas estão em repouso.Surgem então as escalas: Kelvin, Fahrenheit e Celsius.

CEAG
Talita Poliane 122

Unknown disse...

O texto fala sobre os detalhes da evolução da temperatura e também que termologia é a parte da Física que estuda a energia térmica.Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.

O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.

Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.

A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.O estabelecimento de um conceito de temperatura baseado em considerações distintas do sentido do tato representou um enorme avanço na Física, mas surpreende que o conceito do zero absoluto tenha passado por décadas na mais completa obscuridade.


Thaís Ruas Gonçalves
GEAG, 2º ano 122

Lays Freitas disse...

Este trabalho descreve alguns aspectos da evolução da medida da temperatura. Novos métodos de medição de temperatura foram desenvolvidos sendo a base do funcionamento de termopares e pirômetros. A construção e o uso do termômetro foram reconhecidos como etapas fundamentais no ensino da Fisica experimental em escolas e universidades. A primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecida a partir da sensação térmica que o tato proporciona , traduzida pelos termos frio, quente, gelado,etc. O conhecimento empérico do calor e da temperatura foi se acumulando desde tempos muito longínquos na evolução da humanidade. A maneira mais fácil de estabelecer uma escala termométrica é achar uma substância que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura e tenha praticidade no volume. Nos termômetros de gás a grandeza termométrica é o volume do gás. No de resistência de platina a grandeza termométrica é a resistência elétrica de um fio de metal.

Manda a lista no e-mail: lilicah-ta2007@hotmail.com

Lays Freitas 2º / 122

Lays Freitas disse...

Este trabalho descreve alguns aspectos da evolução da medida da temperatura. Novos métodos de medição de temperatura foram desenvolvidos sendo a base do funcionamento de termopares e pirômetros. A construção e o uso do termômetro foram reconhecidos como etapas fundamentais no ensino da Fisica experimental em escolas e universidades. A primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecida a partir da sensação térmica que o tato proporciona , traduzida pelos termos frio, quente, gelado,etc. O conhecimento empérico do calor e da temperatura foi se acumulando desde tempos muito longínquos na evolução da humanidade. A maneira mais fácil de estabelecer uma escala termométrica é achar uma substância que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura e tenha praticidade no volume. Nos termômetros de gás a grandeza termométrica é o volume do gás. No de resistência de platina a grandeza termométrica é a resistência elétrica de um fio de metal.

Manda a lista no e-mail: lilicah-ta2007@hotmail.com

Lays Freitas 2º / 122

Unknown disse...

No texto descreve a evolução e a historia da termometria entre o século XIX e XX.O termômetro surgiu a partir do corpo humano
induzir facilmente em ser sensível a outras grandezas, como por exemplo a condutividade térmica dai a necessidade de se estabelecer um instrumento padronizado de medida de temperatura que não dependa
do sentido do tato.

Eduarda Souza - CEAG, 2°ano - 122

Unknown disse...

É a medida do grau de agitação molecular. Essa medida é feita indiretamente medindo-se a variação de grandezas físicas que variam biunivocamente com a temperatura. Por esse motivo são chamadas grandezas físicas termométricas. Como exemplo podemos citar a pressão, o volume e a resistência elétrica. Os sistemas construídos para medir-se a temperatura são chamados termômetros.
Como exemplos têm-se o termômetro de mercúrio, o de álcool, o de pressão, etc.
Como a temperatura está associada ao movimento das moléculas, pode-se encará-la
como medida do nível energético das moléculas.

Paloma disse...

O texto fala sobre a importância da criação do termômetro explicando que o tato não é um meio que mede temperaturas com precisão.Existem vários tipos de termômetros, o que diferenciam um do outro é a grandeza termométrica. O modelo mais comum de termômetros é o de mercúrio.
Os trabalhos de Fahrenheit foram primordiais para o desenvolvimento da moderna termometria. Tomson, Kelvin, Celsius tiveram uma grande importância para a termometria.
O termômetro é hoje um item básico e indispensável para varias áreas de ensino e para o segmento industrial.

Paloma Feitosa Carvalho.
CEAG, 2º ano - turma 123.

Unknown disse...

O texto fala sobre a evolução dos termômetros e sua importância. A necessidade de se controlar e medir a temperatura, resultou no aperfeiçoamento de técnicas, pois o tato não era a melhor opção. Tomson, Kelvin e Celsius tiveram uma grande importância para a termometria.
A medida da temperatura é de grande função nas indústrias, nos laboratórios e nas casas. Com o objetivo de ter termômetros de fácil manuseio, resistentes e precisos, os resultados vem sendo aperfeiçoados por meio das técnicas usadas no estabelecimento de escalas termométricas e outros.

Jéssica de Almeida Sousa, 2º-123
CEAG

lune disse...

Estão referentes no texto a evolução da física durante o século XIX e XX em relação a Termometria,onde novas escalas foram surgindo para medir a sensibilidade,através da necessidade de um aparelho padrão que indicasse a temperatura dos corpos,já que o tato era variável e condutor,tornando suas condições vagas para realizar tal atividade.
Muitas pessoas utilizavam seus critérios para encontrar o modo correto.Dentre eles,estavam kelvin,Joachin,Anders,etc.Joachin afirmou a possibilidade de que 2 pontos fixos eram necessários para determinar uma escala.
Depois,em 1794 foi definido a escala Celsius,onde o ponto de congelamento da água correspondesse ao valor 0,e o ponto de ebulição ,ao valor 100,observados a uma pressão atmosférica padrão.
Kelvin concluiu que a pressão seria nula quando o gás estivesse a -273 °C,(escala Kelvin).

Natália Dutra ,2°ano,turma 123 CEAG.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto descreve alguns aspectos da evolução da medida da temperatura.A sensação térmica que o tato proporciona é traduzida pelos termos frio,quente,gelado, estabelecendo a necessidade do termômetro para a vida do ser humano.Sendo um instrumento padronizado de medida de temperatura que é utilizado para medir a temperatura dos corpos que faz uso de comparações entre a variação de propriedades das substâncias como o volume,pressão, resistência elétrica,variação de cor e etc .Pois foram fabricadas vários tipos de termômetros:
-Termômetro registrador utilizado em medições geológicas
-Termômetro alcoolímetro
-O famoso Termômetro Digital entre outros.Concluindo que a evolução da física e da Ciência em geral fez com que o termômetro fosse essencial para a caracterização e
a determinação de um número crescente de parâmetros físicos, químicos, biológicos,etc.Enfim sendo indispensável para a área de ensino e para o segmento
industrial.


Polyanna Verônica - 2º ano /123*CEAG

Unknown disse...

O texto fala da importância da utilização do termômetro que é um instrumento usado para medir a temperatura dos corpos e faz uso de comparações entre a variação de propriedades das substâncias como volume, pressão, resistência elétrica, variação de cor, etc. para relacioná-las com a variação da temperatura e, alguns exemplos são: termômetro registrador, termômetro clínico, termômetro digital, etc. O termômetro mais comum é o termômetro de mercúrio. Embora se trate de uma grandeza fortemente inserida no cotidiano, a temperatura apresenta alguns aspectos que a fazem um caso peculiar entre as grandezas físicas. Celsius, Fahrenheit e Kelvin foram alguns homens que ganharam notoriedade em suas escalas, apesar de outros também, pelos avanços na termometria gerados por eles. Hoje o termômetro é um aparelho indispensável para todos por causa desses homens.


Centro Educacional Adventista do Gama
Nome: Jéssica Belo
Turma: 123

iago disse...

O trabalho apresenta aspectos da evoluçao do termometro,ou seja, evoluçao na forma de medir a temperatura . Com o modelo apresentado por zero absoluto que vinha para subtituir os modelos que baseavam-se na dilataçao volumétrica que funcionavam com substancias como mercúrio e o etanol . O termometro veio com a necessidade de uma forma padronizada para que fosse medida a temperatura mas como tendencia é possivel que modelos ultilizados com eficiencia a 300 anos atrás sejam substituídos por modelos mais modernos que atendam as exigencias atuais.

iago disse...

iago123,ceag

Unknown disse...

A medição de temperatura foram desenvolvidas, com o propósito de novas aplicações na ciêcia e na indústria. E ao longo do século XX houve contribuição importante, com o estabelecimento das escalas internacionais de temperatura. E durante a evolução, obtem-se clara tendência à substituição dos termômetros de mercúrio por modelos digitais. A escala termométrica surgiu da necessidade de identificar o quanto um corpo está quente ou frio, e da necessidade de melhorar as medidas das temperaturas.
O texto também fala sobre a evoluçao dos termômetros e de princípios das escalas termométricas.

Pollyana Lamounier
CEAG, 2ºano 122

Baktchubá disse...

O texto fala do avanço tecnológico dos termômetros. Termometria é a parte da termologia que estuda as medidas e medições das temperaturas. Termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. Escala termométrica são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. O texto cita exemplos das necessidades de um termômetro, como por exemplo, o termômetro de mercúrio e fala que a expansão térmica desse metal é uniforme, prestando-se bem para medidas de temperatura entre -30°C e +320°. O tipo de termômetro mais importante é o de mercúrio. Kelvin Thomson, Celsius tiveram uma grande importância para a termometria.

-Ythala Gabriella de Moraes
-CEAG, 2° ano 123

Pão de Mel e Cia disse...

O texto retrata a evolução do termômetro, instrumento usado para medir a temperatura,que após a comprovação da falta de eficácia da dilatação volumétrica de líquidos específicos, foi então proposto um novo modelo aceitado, baseado na expansão térmica de um líquido e aassim passou a ser essencial tanto para fins científicos tanto para medir temperatura de corpos.
Avaliando a evolução da termometria,podemos notar que termômetros passaram por tramnsformações como redução de tamanhao, diversificação, associação com instrumentos dependentes da temperatura, redução das escalas termômetricas e enfim pela substituição dos mo-
delos baseados na dilatação de um fluído termométrico.

Hiago Miguel de Carvalho Silva
Turma:123 CEAG

Unknown disse...

No texto fala sobre a evolução dos termômetros, e a importância deles atualmente.
Antigamente o homem não tinha nenhum conhecimento certo sobre a temperatura, e a primeira noção que se teve foi através do tato, pois nessa época não tinha um objeto que a medisse com precisão, com essa necessidade, foram inventados diferentes tipos de termômetros.
Atualmente temos de vários tipos, para diferentes ocasiões, o mais conhecido entre nós é o digital.
Enfim, este instrumento até hoje é um item básico indispensável para a área do ensino, nas áreas de física, química e biologia, e também para o seguimento industrial.

Amanda Beatriz, CEAG 123

Unknown disse...

O texto descreve alguns aspectos da evolução da medida da temperatura.A construção e o uso do termômetro foram reconhecidos como etapas fundamentais no ensino da física experimental em escolas e universidades. A associação do termômetro com o densímetro foi de grande importância no controle de processos industriais e como ferramenta de ensino. Novos formatos foram propostos para novas aplicações na ciência e na indústria. A contribuição mais importante ao longo do século XX foi o estabelecimento das escalas internacionais de temperatura. O formato do termômetro clássico baseado na expansão térmica de um líquido se manteve o mesmo nos últimos 300 anos.Porem os termometros de mercurio devem ser substituidos pelos termometros digitais.

Rodrigo Damasceno C. Santos
Turma 123,2°ano, CEAG

Victor de Oliveira disse...

O termômetro é um objeto que torna capaz medir a temperatura de algo. Sua necessidade veio a partir do conceito de que a medição tátil das substâncias pelas pessoas não era confiável, uma vez que dependia de muitos fatores, oscilando assim de indivíduo para indivíduo. O tubo capilar dos termômetros deve ser feito de vidro capaz de resistir ao intervalo de temperatura em que o termômetro será utilizado. Em 1668 Joachin Dalence foi o primeiro a afirmar que eram precisos dois pontos fixos para se determinar uma escala.
Victor de Oliveira Lopes
turma:123

Unknown disse...

Os humanos sempre tiveram a noção de
temperatura atraves do sentido do
tato,da sensação térmica.Com o passar
do tempo houve uma necessidade de
controle das temperaturas externas para
o clima e internas no caso de doenças.
A evolução do termometro se deu de
forma lenta semdo composto por ar;mercúrio,alcool etílico e o digital
com alto grau de prescisão.
Depois de descoberto que o termometro
deveria ser vedado e não possuir ar
para não sofrer influencia da pressão
atmosférica,qua seria a escala a se
usar? Os inventores das escalas que
usamos fahrenheit,celcius e kelvin.
Guilherme Almeida Costa turma; 123

Báah. disse...

O texto fala não só sobre a história e as várias formas como ele foi criado, mas também sobre a importâmcia e as esclas de temperatura.
O Termômetro, foi criado para a medição de temperatura, sua necessidade veio logo após de descobrirem que a medição pelo tato não era confiável.Atualmente temos vários tipos de termômetro, mas o que mais usamos é o digital .
A temperatura do termômetro era determinada pela dilatação do líquido com o aumento da temperatura;
Assim vieram as escalas de temperetura,as escalas que se destacaram foi a de Celcius, Fahrenheit e Kelvin.

Bárbara Costa, CEAG 123.

BIAH'BÕLT ; disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BIAH'BÕLT ; disse...

O texto fala sobre a evolução da física durante os séculos XIX e XX,dando ênfase na termometria. Pode-se notar que a grande necessidade de controlar e medir a temperatura foi um fator determinante no aperfeiçoamento dos termômetros. O termômetro é usado para medir a temperatura dos corpos e faz uso de comparações entre a variação de propriedades como volume, pressão, variação de cor, resistência elétrica e etc.

Beatriz de Oliveira, CEAG 123.

naylla disse...

O texto fala nao só como o termometro foi criado mais tambem sua importancia. Ao decorrer dos anos foi sendo modificado pela necessidade do povo. Chama-se termometro o instrumento para medir a temperatura dos corpos.Ele faz uso
de comparacoes entre a variacão de propriedades das
substâncias como volume, pressão, resistência eletrica,
variacão de cor, etc. para relaciona-las com a variacão
da temperatura.
Muitas pessoas utilizavam seus critérios para encontrar o modo correto.Dentre eles,estavam kelvin,Joachin,Anders,etc.Joachin afirmou a possibilidade de que 2 pontos fixos eram necessários para determinar uma escala.em 1794 foi definido a escala Celsius,onde o ponto de congelamento da água correspondesse ao valor 0,e o ponto de ebulição ,ao valor 100,observados a uma pressão atmosférica padrão.
Kelvin concluiu que a pressão seria nula quando o gás estivesse a -273 °C,(escala Kelvin).


Naylla 123 CEAG

Unknown disse...

O texto sobre termometria fala da evolução do termômetro e da necessidade de ter esse instrumento
para medir diversas coisas, porque tinham somente a noção de quente e frio e não a precisão em graus.Ele faz uso de comparações entre as variações de gás, temperatura,pressão e outros tudo isso com relação a temperatura.
O modelo mais comum de termômetro é o termometro de mercúrio que é o termômetro doméstico que quando a barra aumenta é porque está quente.Isso ocorre em outros mais as diferenças de termômetros seria em suas marcações de Graus porque existem outras escalas que tambem são usadas, escala Celsius, Fahrenheit,e escala Kelvin.

Rafael de Souza 123 Ceag

Blenda Rodrigues disse...

A criação do termômetro, cujo a fisica buscava a dilatação do ar, foi se desenvolvendo com o passar dos tempos.O termômetro era um bulbo contendo um tubo longo com um extremo mergulhado em um líquido.Quando era aquecido ou esfriado, sofria variações no nível to tubo.Era um instrumento de tamanha sensibilidade, pois era exposto.O uso de líquidos como sensor de temperatura é limitado
dos mesmos, bem como
pela resistência térmica do material de constituição
do termômetro.São existentes hoje vários tipos de termômetro sendo eles de máxima e de mínima, registrador, clínico(para a verificação da temperatura corporal), digital(são serios candidatos a substituir os term. de mercúrio). Apesar de ser um excelente instrumento e bem versátil, o termômetro demorou bastante em sua evolução por causa do empirismo e suas consequencias.


Blenda Rodrigues da Silva
CEAG, 2º ano 123

Ana disse...

Acho muito interessante este tipo de pesquisa, a forma como eles explicam, e como ele dão valor aos detalhes. Enfim... Sobre os termômetros e suas temperatuas, bom, eu acho que essa forma de medir temperaturas na realidade muito relativa, como podemos ver, existem varias formas de velas: KELVIN, CELSIUS E FAHRENHEIT. As famosas escalas termômétricas, as escalas variam, e nós somos acostumados com ºC certo? Na minha opnião, ela é a única certa, eu acho muito fora do comum o quanto as outras atingem números enormes, enquanto um simples numero na escala celsius pode dizer bastante coisa. Bom e quanto aos termômetros, eu sempre tive uma curiosidade, como aquele líquido sobe e desce? será que é a temperatura do nosso corpo, ou de qualquer lugar que faz com que esse líquido se mexa? interessante. Bom pode ser que ninguém saiba responder isso, mais eu acho que o mercúrio ou o alcool não são capazes de fazer isso tudo, algum segredo tem. E a diferença entre os termômetros? eu ainda não consegui ver a diferença entre um e outro, entre o de alcool e o de mercúrio, pois bem! Que diferença é essa? A evolução dos termômetros é muito interessante, eles foram criados de uma forma muito inteligente, ainda mais porque a temperatura era conhecida como um dos temas básicos da física, então obviamente tinha que entender sobre a física. Sabemos que o zero absoluto é o 0K, e que é uma temperatura da fonte fria de uma máquina de carnot, realmente uma temperatura muito baixa.

Unknown disse...

A termometria, tal como a conhecemos hoje, passou, como várias outras invenções da humanidade, por uma série de transformações e evoluções. Dentre elas estão, principalmente, as escalas utilizadas para se medir a temperatura e os instrumentos utilizados para este fim. No princípio, vários "físicos" queriam deixar sua marca na ciência e procuravam criar sua própria escala, que geralmente levava seu nome, para medir a temperatura. Tantas opiniões diferentes dirigindo-se para um mesmo propósito tornava tudo muito confuso! Foram necessárias diversas contribuições para que o termômetro se tornasse aquilo que conhecemos hoje. Além do termômetro, utilizado para temperaturas mais "medianas" temos também o termopar e o pirômetro, baseados na análise termoelétrica e eletromagnética. Podemos concluir então que a temperatura, além de ser importante para o estudo de matérias como a física e a química, está presente a todo momento no nosso dia-a-dia.

Camila Rosa da Silva
2º ano A
Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Política disse...

O texto lido, refere-se ao desenvolvimento dos termômetros.
A primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecida a partir da sensação térmica que o tato proporciona.
Embora se trate de uma grandeza fortemente inserida no cotidiano, a temperatura apresenta alguns aspectos que a fazem um caso peculiar.
No século XIX houve a consolidação da termometria, também nessa época, lord Kelvin criou o termo zero absoluto (fez uma escala que se baseia nas moléculas dos gases)
Jade Monteiro Abreu
Perpétuo Socorro, 2B

Samanta Rietveld disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Já citadas por muitos estudiosos entre o final do século XVI e XVII;tinha como princípio, a expansão do ar, obteve um papel primordial na termologia.Era um aparelho sensível(podendo quebrar).
Um grave defeito deste aparelho é a sua sensibilidade à variação da pressão atmosferica no local onde ele se encontra; tornado as leituras ainda mais inexatas e não reprodutíveis.
Acho muito interesante, as escalas termometricas.

Karyne Souza,
Perpétuo Socorro,
2°A

Samanta Rietveld disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gislane Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O texto se trata da evolução do estudo sobre a temperatura(termometria), no séculos XIX e XX, onde os cientistas procuravam maneiras e metodos de medir a temperatura das coisas, sejam elas quentes ou frias.

No primeiros estudos sobre a temperatura, a primeira noção de temperatura foi atráves do tato (sensação térmica), que consistia utilizar o tato para definir a sensação de temperatura (quente ou fria), porém, esse técnica possuia certas falhas. O Corpo humano possui temperaturas váriaveis, sendo praticamente complicado definir exatamente, algo bastante diferencial.

Com estudos mais aprofundados no assunto, surgiu o termômetro. Um instrumento que conseguia definir a temperatura, utilizando seu volume, pressão... ele é um tubo de vidro,fechado a vácuo, e um bulbo extremamente sensível, contendo um líquido conhecido como mércurio, ele aumenta de volume á menor variação de temperatura. Aquecido, ele se expande, esfriando-o, seu volume é diminuido.

Com a temperatura podendo ser determinada, surge as escalas termômetricas, criadas por, considerado hoje em dia, grandes cientistas: Kelvin (William Thomson) , (Daniel Gabriel) Fahrenheit, (Anders) Celsius.

Dennis Filipe - 2º B
Colegio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Gislane Ribeiro disse...

Neste Artigo apresenta a evolução dos séculos XIX e XX na termometria.Desde sua criação até sua evolução por necessidade de criar um instrumento de medida de temperatura que independa do sentido do tato. Mais tarde com a criação do zero absoluto e das escalas de temperaturas internacionais marcou o processo de evolução do termômetro no século XX. Hoje existem vários tipos de termômetros: Termômetro líquido, de máxima e mínima, registrador, clínico e digital. Todos de extrema importância nos dias atuais.

Gislane Ribeiro - 2º ANO A
Colégio Perpétuo Socorro

Unknown disse...

O texto fala sobre a evolução do estudo da temperatura (termometria), no séculos XIX e XX. Chama-se termômetro o instrumento para medir a temperatura dos corpos. Ele faz uso de comparações entre a variação de propriedades das substâncias como volume, pressão, resistência elétrica, variação de cor, etc. para relacioná-las com a variação da temperatura.
Novos métodos de medição de temperatura foram desenvolvidos, sendo à base do funcionamento de termopares e pirômetros. A construção e o uso do termômetro foram reconhecidos como etapas fundamentais no ensino da física experimental em escolas e universidades.
A maneira mais fácil de estabelecer uma escala termométrica é achar uma substância que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura e tenha praticidade de uso.

Giovana Cussi- 2ªanoB
Perpetuo Socorro

Unknown disse...

O texto quer nos informar sobre a evolução que ocorreu na medida da temperatura, querendo nos mostrar o que houve em cada século, tanto no XIX quanto no XX, citando sempre o seu desenvolvimento. Ele compara a temperatura, pressão, variação de gás em relação à termometria, falando de seus modelos mais comuns e formas de criação para medir a temperatura, citando também as suas escalas, Celsius, Fahrenheit e Kelvin. E também mostrando que atualmente temos vários tipos de termômetro e o mais o usado é o ‘digital’.

Ayslan Pereira - 2º B
Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro .

Unknown disse...

O texto descreve agulns aspectos da evolução da medida da temperatura. Antes do seculo XIX a escalas termometricas eram baseadas na dilatação volumetrica de liquidos, apos o seculo XIX surgiu a concepção do zero absouluto. Aí entao, novos metodos de medir a temperatura foram desenvolvidos, foi construido o termometro, e isso foi uma etapa fundamental no ensinp da fisica experimental nas escolas e universidades. Depois houve a associação do termometro com o densímetro foi de grande importancia no controle de processos industriais e como ferramenta de ensino. Antigamente a temperatura era medida pelo tato. A maneira mais fácil de estabelecer uma escala termométrica é achar uma substancia que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura e tenha praticidade de uso.

Júlia Baqui - 2ºA
Perpétuo Socorro

marcelo disse...

O texto em questão faz referencias a historia do termometro suas evoluções e dificuldades.
até a invenção do termometro as pessoas podiam ¨medir¨ a temperatura dos objetos através do tato mas este era muito vago e não era raro o uso de espressões como,quente,gelado frio e morno,o que,de serta forma deixa muito a desejar devido a imprecisão pois a sensação termica varia dependendo da conductibilidade do material,como por exemplo o ferro e a madeira.

Marcelo votan alves soares
perpetuo socorro
marcelovotan@gmail.com

marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ljyuh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zelaboy disse...

O texto mostra todo o processo de evolução do termômetro.Nessa processo de evolução o termômetro sofreu varias mudanças desde seu formato,suas escalas de temperatura e seus modelos ate chegar nos dias de hoje com os termômetros digitais que utilizamos no dia a dia

Aluno: Maximiliano C. B. Vieira
Escola:perpetuo socorro
Turma:2°ano"A"

Luly~ disse...

O texto nos mostra como a necessidade de se controlar e medir a temperatura dos corpos resultou no aprimoramento de técnicas utilizadas na criação de escalas termométricas e na construção de termômetros através dos séculos.

Essa evolução começou a partir do tato, onde podiam diferenciar o quente e o frio, como essa sensibilidade era imprecisa, viram que seria necessário criar um instrumento mais preciso.
O primeiro termômetro consistia em um bulbo de vidro com ar no interior, terminando em um tubo fino introduzido em um reservatório com um líquido, esse subia no tubo até o sistema entrar em equilíbrio, quando o ar do tubo mudava de temperatura, o nível do líquido variava. Esse aparelho permitia apenas a comparação entre as temperaturas.

Com o passar dos anos, diversos termômetros foram criados, possibilitando hoje, o poder de escolha do consumidor.


Luísa Petit 2º B
Colégio Perpétuo Socorro
:D

Unknown disse...

No texto com baser a escala termométrica e o estudo e a criação do termometro, no começo já resalta a importância do conceit de zero absoluto, que chegou somente ao conhecimento das pessoas no século XIX, assim facilitando o estudo da física em escolas e universidades e o melhor controle em processos industriais.
Já sobre qual escala usar veio de acordo com a vontade e da praticidade assim presominando as três esclas, Celsius, Farenheit e kelvin.

Unknown disse...

No texto, a termometria nos séculos XIX e XX, aborda o assunto sobre a evolução dos termômetros. Ocorrendo assim uma evolução da medida da temperatura, que se deu no século XIX meados do século XX. Nesta época a temperatura era medida pelo tato, fazendo com que os médicos não tivessem total eficácia no seu diagnóstico. O texto ainda nos informa sobre a maneira mais qualificada para se obter uma escala termométrica é achando uma determinada substância que possua uma propriedade que de modo regular se modifica com a temperatura e tenha um maior aproveitamento de uso. O termômetro também possui uma grande utilidade que pode contribuir para o avanço contínuo; é uma fonte de energia térmica revolucionária e é bastante importante para a sociedade tanto no dia a dia, quanto a indústria ou até mesmo a ciência.

Lília Cristina - 2ºB
Colégio Perpetuo Socorro

Unknown disse...

O texto fala sobre a evolução e o uso do termômetro. Uma das principais criações feitas para que o termômetro chegasse ao que é hoje foi a descoberta do zero absoluto no século XIX.
No século XX, houve outra criação importante: A de escalas internacionais de temperatura, já que de início cada lugar criava a sua própria. Atualmente, temos o Fahrenheit, o Kevin e o Celsius.
Apenas depois dessas descobertas o termômetro passou a ser considerado essencial em laboratórios científicos.

Julia de almeida lima 2ºB Perpetuo Socorro

João disse...

O texto fala da evolução do termometro e de suas escalas logo fala da termometria...óbvio.
O termometro foi criado na intenção de medir a temperatura do corpo humano, sendo assim previnindo viroses e etc.Das diverssas escalas termometricas criadas, apenas TRÊS tiveram seu reconhessimento e foram adotadas, a escala Kelvin,Farenheit e Celciu.

Celcius: O grau Celsius (símbolo: °C) designa a unidade de temperatura, assim denominada em homenagem ao astrônomo sueco Anders Celsius (1701–1744), que foi o primeiro a propô-la em 1742. A escala de temperatura Celsius foi concebida de forma a que o ponto de congelação (congelamento) da água correspondesse ao valor zero, e o ponto de ebulição correspondesse ao valor 100, observados a uma pressão atmosférica padrão.

Kelvin:O kelvin (símbolo: K) é o nome da unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a grandeza temperatura termodinâmica. O kelvin é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.[1] É uma das sete unidades de base do SI, muito utilizada na Química e Física. É utilizado para medir a temperatura absoluta de um objeto, com zero absoluto sendo 0 K.

farenheit:O grau Fahrenheit (símbolo: °F) é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição de 212 °F. Uma diferença de 1,8 grau Fahrenheit equivale à de 1 °C.

Esta escala foi utilizada principalmente pelos países que foram colonizados pelos britânicos, mas seu uso atualmente se restringe a poucos países de língua inglesa, como os Estados Unidos e Belize.

Para uso científico, há uma escala de temperatura, chamada de Rankine, que leva o marco zero de sua escala ao zero absoluto e possui a mesma variação da escala Fahrenheit, existindo portanto, correlação entre a escala de Rankine e grau Fahrenheit do mesmo modo que existe correlação das escalas Kelvin e grau Celsius.


Nome:João Octávio D. Costa
2ºano A Perpetuo Socorro

Unknown disse...

O conhecimento empírico do calor e da temperatura foi se acumulando desde tempos muito longínquos na evolução da humanidade. A primeira noção de temperatura de um sistema é estabelecida a partir da sensação térmica que o tato proporciona, traduzida pelos termos frio, quente, gelado etc. É para fins científicos era preciso que fosse criado um instrumento que fizesse a medida do corpo humano sem que para realizar essa medição fosse preciso que uma pessoa testasse a temperatura do seu próprio corpo, pois esse tipo de procedimento proporcionava muitos erros. TERMOMETRO, assim foi chamado o tal equipamento, que para ser formado e preciso Sendo x uma grandeza conveniente que define uma das propriedades do corpo (no caso acima, x = L), a cada valor de x faz-se corresponder um determinado valor t de temperatura. Quando encontrasse com o corpo quente ocorrem três dilatações: a linear, a superficial, e a volumétrica. O tubo capilar deve ser feito de vidro capaz de resistir ao intervalo de temperatura em que o termômetro será utilizado, bem como ser livre de quaisquer rugosidades e irregularidades internas, o que comprometeria a precisão do instrumento, em decorrer dos séculos XIX e XX as técnicas de medição foram se aprimorando e trazendo mais conforto e tecnologia para a sociedade em questão.

Bárbara Aristela Gomes Pires
2º"A"
Colégio Perpétuo socorro

Unknown disse...

O texto , nos promove conhecimento sobre a complexibilidade da termometria nos últimos séculos . Esta , passou por várias transformações , a qual o texto cita . Ao longo do tempo foram criadas e inovadas novos formatos de como se obter a temperatura dos corpos. Tais delas , apenas as escalas Celsius , Kelvin e Fahrenheit tiveram reconhecimento e êxito . No Brasil , usamos muito a escala Celsius , já nos Estados Unidos já abusam da escala Fahrenheit . Por esta constante variação de temperatura é que devemos nos aprofundar no estudo do termômetro , pois nos dias atuais estamos cada vez mais sujeitos ao uso de variações na temperatura dos corpos . E também para a utilização em indústrias e ou até mesmo na ciência . Apesar de hoje o termômetro ser versátil , o seu processo histórico foi bastante lento , por conta do empirismo (única fonte de conhecimentos ) que envolvia o calor e os fenômenos a ele relacionados,
além do individualismo de cada um tratar a temperatura a seu modo. Somente quando se conseguiu instrumentos confiáveis, e estabelecer escalas termométricas de uso prático é que o termômetro se impôs como um item essencial em laboratórios científicos . O estabelecimento de um conceito de temperatura baseada em considerações
termodinâmicas (levando à definição do zero absoluto) no século XIX foi um avanço frente ao estabelecimento de escalas termométricas.

Zaira Nicolle - 2ª A
Colégio Perpétuo Socorro (:

Juliana Bittencourt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A invenção de um termômetro existiu pelo fato de precisar que algo medisse em números o que era sentido no tato e para realização de pesquisas cientificas.E vários modelos começaram a existe com essa necessidade.O mercúrio é o material mais utilizada para fazer essa medição e em pontos mais frios se usa o álcool.Para que esse sistema de fato funcione é necessário que suas extremidades sejam seladas,depois se adiciona uma escala,com dois pontos fixos.
Hoje as escalas que são usadas com mais freqüência é Fahrenheit, Celsius, Kelvin(onde o zero absoluto é o menor grau de agitação das moléculas).
Tipos de termômetro:de máxima e mínimas(registra em certo período),registrador(registra em período completo),clínico(determina a temperatura humana).

Nirvana Emile Bittar. 2º ano B
Colégio Perpétuo Socorro.

Juliana Bittencourt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samanta Rietveld disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Bittencourt disse...

Uma das partes do texto que me interessou foi a explicação do conceito de zero absoluto:
"As moléculas de um gás estão em movimento desordenado, denominado agitação ou movimento térmico. Quanto mais intensa a agitação térmica das moléculas, maior será a energia cinética de cada uma e em consequência maior a temperatura. Assim, pode-se imaginar que a temperatura mais baixa que pode existir é um estado térmico em que a agitação térmica, isto é, as moléculas estão em repouso. A esse limite inferior de temperatura dá-se o nome de zero absoluto.
Baseado neste estado térmico William Thomson estabeleceu, em 1848, a escala absoluta. Kelvin verificou que a pressão de um gás diminuía de 1/273 do valor inicial quando resfriado a volume constante de 0◦C a -1◦C. Concluiu, então que a pressão seria nula quando o gás estivesse a -273◦C."

Juliana de Araújo Bittencourt Martins - 2º ano A
Colégio Perpétuo Socorro

Samanta Rietveld disse...

O trabalho fornece diversas informações sobre termometria e tudo que a envolve nos últimos séculos, do seu desenvolvimento - apesar de lento - à sua evolução.
No século XIX, a criação do zero absoluto já não ia mais de acordo com o aperfeiçoamento das escalas termométricas usado desde então.
Já no século XX, iam sendo criadas as diversas escalas internacionais, e nisso, se aperfeiçoavam os termômetros e suas variedades, que são indispensavelmente utilizados até hoje, e que são de extrema importância em inúmeras áreas na sociedade, sejam clínicos, digitais, etc..

Samanta Rietveld Navarro - 2º ano B
Colégio Perpétuo Socorro

Forgotten Faces disse...

Basicamente, o texto nos conta a história evolutiva do termometro. Antigamente, o método usado para medir a temperatura era o tato, mas logo isso mudou, com a criação de um instrumento padronizado. Existem mais de 500 termomtros liquidos já registrados, e com isso, existem diferentes escalas termométricas. Os termometros tem evoluido lentamente, passou por muitos processos, mas todos eles foram vitais para chegar aonde estamos. Três escalas que levaram destaque foram as de Fahrenheit, Celsius e Kelvin. Na primeira, os pontos fixos eram a temperaturas duma mistura de água, gelo e cloreto de amônia (0ºF) e a do corpo humano (100ºF). Na segunda, o ponto de ebulição da água estava numa extremidade (0ºC) e o de congelamento em outra (100ºC) – mais tarde, essas extremidades foram trocadas. Na terceira, Kelvin concluiu após um experimento que a pressão de um gás diminuía de 1/273 do valor inicial quando resfriado a volume constante de 0ºC a -1ºC, sendo assim, o zero absoluto – o ponto no qual as partículas da matéria se encontravam em total repouso- seria 0º K (-273ºC).

Natalia Wehbe Falcão - 2ºB
Colégio Perpétuo Socorro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A descoberta do zero absoluto nas medições de temperatura, no século XIX foi importante para a história da evolução das escalas termométricas. E no século XX , primcipalmente, o uso de escalas internacionais.
Com o tempo , fez-se necessário o uso do termômetro, com a percepção das mudanças e variações que alteravam o estado do corpo, ocorreu a necessidade de demarcar, precisamente, essas varições. Daí se fez o uso do termômetro.

Colégio Perpétuo Socorro
Isabela dos Santos Brito, 2° 'B'

{detalhe: só consegui baixar a primeira parte do arquivo, Elvis}

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É relatado no texto a termometria nos séculos XIX e XX onde o povo dessa epoca tentava descobrir novos métodos de medição de temperatura, desde a contrução ao uso e importância do termômetro.
É necessario o equilibrio térmico para medir a temperatura do corpo com um termômetro, ou seja, é necessario que se espere alguns minutos, para que tenha uma estabilidade termica entre o corpo e o termometro.
Porém, a escolha dos termomatros é importante para que os objetivos sejam atingidos, afinal, a massa do termometro deve ser menor que a massa do corpo em questão, para que a temperatura do corpo não seja alterada pelo termômetro, um bom exemplo seria o roprio termômetro de mercurio e uma gota d'agua.

Beatriz Lins e Cavalcante
nº04
Colégio Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

Unknown disse...

O texto descreve alguns aspectos da evolução - embora lenta - da medida de temperatura.
A primeira noção de temperatura foi estabelecida a partir da sensação térmica que o tato proporciona (frio, quente, gelado, etc). Porem, o critério ‘sensitivo’ para avaliação das temperaturas é vago e impreciso, pois depende da pessoa e das condições nas quais a mesma se encontrava anteriormente.
Daí a necessidade de se estabelecer um instrumento padronizado de medida de temperatura que independa do sentido do tato: o termômetro. Existem vários tipos de termômetros que diferem um do outro pela grandeza termométrica. Nos termômetros de liquido, por exemplo, como de mercúrio e etanol, a grandeza termométrica é o volume do mesmo que, ao variar, faz mudar a altura da coluna.
O formato do termômetro clássico baseado na expansão térmica de um liquido se matem o mesmo nos últimos 300 anos.
Ao longo do tempo, novos formatos de instrumentos foram propostos para novas aplicações na ciência e na industria.A contribuição mais importante ao longo do século XX foi o estabelecimento de escalas internacionais de temperatura.
Através das construções dos termômetros de Celsius (escala mais usada ate hoje), Kelvin (e a teoria do zero absoluto) e Fahrenheit (que revolucionou o sistema de medidas devido a sua precisão), o termômetro é hoje um aparelho indispensável, tanto para uso domestico, quanto em laboratórios científicos.

Ana Luíza Rizzi Barreto, 2º ano B.
Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

PS: Elvis, como havia lhe dito, meu computador estava em conserto, por isso demorei a postar.:/