terça-feira, 20 de setembro de 2011

UnB divulga edital do PAS 2011: são 2.092 vagas para estudantes do ensino médio


A Universidade de Brasília divulgou edital do Programa de Avaliação Seriada 2011. Os estudantes do ensino médio que estão na terceira etapa do programa vão concorrer a 1.737 vagas no campus Darcy Ribeiro, 130 na Ceilândia, 140 no Gama e 85 em Planaltina.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, no endereço www.cespe.unb.br/pas, entre os dias 26 de setembro e 16 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 75. Alunos da rede pública de ensino do DF e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do GDF estão dispensados do pagamento.

Neste ano, as provas da primeira etapa sofrerão mudanças. Quem estiver no primeiro ano do ensino médio fará prova de redação com caráter eliminatório e classificatórionas nas três etapas. A redação valerá 10% do argumento final.

Além disso, há a inclusão de pelo menos quatro questões do tipo D (respostas abertas, onde o aluno precisa apresentar um raciocínio) em cada uma das etapas. O candidato precisa atingir pontuação mínima de 20% nessas questões. O objetivo é aumentar a exigência de domínio da Língua Portuguesa.

Os critérios de eliminação em provas objetivas do PAS serão os mesmos do vestibular. Antes, o candidato do Programa de Avaliação Seriada tinha que atingir pelo menos 20% da nota mínima. Agora, só precisa acertar mais questões do que errar. Com isso, o processo seletivo do PAS nas provas objetivas fica menos rigoroso. Outra mudança é que caberão recursos de revisão de nota para a prova de redação.

Candidatos da primeira e segunda etapas matriculados em escolas fora do DF, podem escolher fazer as provas nas seguintes localidades: Distrito Federal; Anápolis (GO); Formosa (GO); Goiânia (GO); Valparaíso de Goiás (GO); Belo Horizonte (MG); Patos de Minas (MG); Uberaba (MG); e Uberlândia (MG).

Quem precisar de atendimento especial precisa fazer a requisição na hora da inscrição. A relação dos candidatos que tiverem o pedido de atendimento especial deferido será divulgada na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/pas, em 18 de novembro de 2011.

As provas da primeira etapa acontecem no dia 3 de dezembro, a partir das 13h. Veja aqui o edital.

A segunda e a terceira etapas serão no dia 4 de dezembro. Veja aqui o edital da segunda etapa e aqui o da terceira.

Fonte: Agência UnB