domingo, 22 de abril de 2012

CINEMA 3D


Já assistiu a um filme em 3D? O que isso significa?
Quando falamos em 3D, estamos nos referindo às três dimensões: comprimento, largura e profundidade. Em um filme comum, conseguimos ver uma imagem bidimensional, já que a profundidade não é percebida. Já em um filme 3D, todos os objetos, cenários e constituintes do filme podem ser visualizados tridimensionalmente, como se fossem reais e se movimentassem ao nosso redor.
Para entender como funcionam os Cinemas 3D, é de suma importância entender como nosso cérebro enxerga as três dimensões. 
 
A visão em três dimensões (também chamada de esterioscópica) depende do fato de possuirmos dois olhos (ou seja, termos uma visão binocular). Você pode verificar que, ao fechar um de seus olhos, perderá grande parte da noção das distâncias entre os objetos. Isso ocorre porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posições diferentes, devido à distância entre os olhos, ou seja, existe um desvio entre as imagens. Essas duas imagens são superpostas no cérebro, o que dá a sensação de tridimensionalidade. Uma pessoa que perde a visão de um dos olhos perde também um pouco da noção de espacialidade (é importante ressaltar que existem outros fatores que contribuem para a formação da percepção das dimensões).


O truque usado nos filmes 3D está em simular a natureza binocular da visão humana, criando duas imagens para uma mesma cena, utilizando-se para isso duas câmeras ou uma câmera com duas lentes. Além dessa mudança na filmagem, é necessário também algumas modificações na exibição, como, por exemplo, as imagens diferentes gravadas pelas lentes ou câmeras devem estar sincronizadas e a angulação deve assegurar que o que um olho enxerga o outro não vê. Para que isso seja possível, existem os óculos especiais para assistir a filmes em 3D, que tem a capacidade de filtrar essas imagens. 



 As imagens 3D das TVs e cinema podem existir em três formatos diferentes: anáglifo, polarizado ou Parallax.

3D Anáglifo (óculos com lentes coloridas, azul e vermelho): as imagens anáglifas incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul. As duas imagens, que possuem diferenças de perspectiva, são projetadas na tela simultaneamente, sendo uma imagem para cada olho. Para enxergá-la, é necessário utilizarmos um óculos com uma lente vermelha e a outra azul. Seu cérebro combina as imagens levando à percepção de uma imagem única e tridimensional. O esquema ao lado ilustra como ocorre essa formação. Apesar de bastante utilizado, nesse formato a coloração da "imagem final" não é precisa, e há relatos que esta tecnologia causa dores de cabeça, lesões oculares e náusea em algumas pessoas.
 
3D de óculos polarizados: esta tecnologia é mais cara que a anterior, no entanto não altera as cores originais dos filmes. Ela é baseada na polarização, e os óculos são feitos com lentes escuras. Aqui também é necessária a utilização de duas câmeras, uma que produz imagens para um olho, e outra para o outro olho. As duas imagens produzidas por cada camêra têm perspectiva e polarização distintas, e são projetadas ao mesmo tempo na tela. Os óculos possuem filtros de polaridade, permitindo que cada olho receba uma imagem, como se cada pessoa enxergasse a mesma coisa através de dois diferentes focos. Novamente, o cérebro age enganando nossos sentidos e forma uma terceira imagem (junção das duas anteriores), dando a impressão de profundidade à cena. O esquema ao lado ilustra como ocorre essa formação.


 
Barreira de Parallax (sem óculos):  esse método é o único que não exige um óculos especial. Aqui também existem duas câmeras (ou lentes) que produzem duas imagens com perspectivas diferentes, que são dispostas em uma tela simultaneamente, porém agora entrelaçadas – divididas em faixas verticais e exibidas alternando-se essas faixas. Um filtro, chamado de  “barreira de parallax” possui fendas pequenas e precisas que permitem que cada olho enxergue apenas uma das sequências de faixas, para cada perspectiva. A junção das imagens, feita por seu cérebro, cria a ilusão da tridimensionalidade. O esquema ao lado ilustra essa formação.
Gostou de saber mais sobre o cinema 3D? Que tal pensar qual o próximo filme que você vai curtir com essa tecnologia? Até breve!

 Fonte: clickideia.