quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Após 50 medalhas, jovem do interior de SP obtém vaga em Harvard

Veja a reportagem abaixo! Servirá como estímulo para muitos talentos que temos no Brasil, porém não recebem o devido tratamento. Mais uma vez repito: DEDICAÇÃO É A PALAVRA CHAVE!

Gustavo Haddad Braga, 17, passou nos concorridos vestibulares do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e de medicina da USP, mas desistiu dos cursos.
O motivo: garantiu uma vaga para estudar na Universidade Harvard, mais prestigiada universidade dos EUA.
Até agora, ele é o primeiro brasileiro selecionado para o segundo semestre de 2012. A instituição tem nove brasileiros cursando a graduação.
Morador de São José dos Campos, no interior paulista, Gustavo já ganhou cerca de 50 medalhas em olimpíadas de conhecimento --de linguística a matemática.
Em 2011, foi o primeiro brasileiro a ganhar a Olimpíada Internacional de Física, realizada na Tailândia.
O jovem disse que "gabaritou" a prova de matemática, física e química do SAT (teste usado no processo seletivo de universidades americanas). No SAT de conhecimentos em inglês, tirou 2.350 pontos dos 2.400 possíveis.
O filho de engenheiros químicos, que é fã do físico Stephen Hawking e se diz autodidata em inglês, rejeita o título de "nerd". "Estudo mais tempo que o normal, mas jogo bola, saio, vou ao cinema", afirma ele, que era bolsista de um colégio particular.
A seleção incluiu histórico escolar e cartas de recomendação de professores.
Gustavo ainda não escolheu qual curso vai seguir. "Provavelmente relacionado a física, talvez engenharia". Em Harvard, a opção é feita durante a graduação.
Reportagem:folhaonline