sexta-feira, 19 de abril de 2013



Dois astronautas russos membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) iniciaram no fim da manhã desta sexta-feira (19) uma saída ao espaço com duração prevista de seis horas, indicou o centro russo de controle de voos espaciais (Tsoup).
Pavel Vinogradov e Roman Romanenko "abriram a porta do módulo Pirs da ISS às 14h03 GMT (11h03 de Brasília)", declarou um porta-voz do centro. Os dois astronautas realizarão a montagem e a conexão do equipamento necessário para um experimento que se propõe a estudar o comportamento dos processos ondulatórios da estação, assim como substituir ou desmontar peças em outros dois módulos da ISS, segundo o centro.
Esta é a primeira saída ao espaço de Romanenko, segundo as agências russas. Já Vinogradov, de 59 anos, que realiza sua sétima saída ao espaço, se converte no astronauta mais velho a trabalhar nestas condições.
Além de Romanenko e Vinogradov, a tripulação atual da ISS inclui o russo Alexandre Missourkine, os astronautas americanos Christopher Cassidy e Thomas Marshburn e o canadense Chris Hadfield.
A Rússia é agora o único país capaz de transportar astronautas até a ISS desde o fim dos ônibus espaciais americanos, em 2011. No entanto, a Rússia sofreu há mais de um ano falhas no setor espacial, que conduziram à perda de vários satélites e de outros aparelhos, entre eles a nave de carga que deveria levar suprimentos à ISS.
A agência espacial americana transmite a operação em seu site oficial. Para ver a transmissão (em inglês), clique aqui.
Fonte: g1.