terça-feira, 7 de maio de 2013

TEXTO SOBRE ÁGUA NO PLANETA TERRA



A ÁGUA
A água é a principal responsável pela existência da vida em nosso planeta. O desenvolvimento da vida sempre esteve ligado à água, que é o elemento predominante na constituição de animais e vegetais. Nos humanos ela é responsável por quase 75% de sua massa.
Encontramos na Terra cerca de 1,4 . 109 Km3 (1 Km3 = 1012 litros) de água (densidade = 1 Quilograma/litro) nos diferentes estados físicos. Praticamente 97% é salgada (em oceanos e mares) e apenas 3% da água essencial à vida é doce. E, desses 3%, aproximadamente um centésimo (0,03%) se encontra acessível no estado líquido distribuído na superfície do planeta; o restante é gelo nos polos, água subterrânea de difícil acesso ou vapor de água na atmosfera.
No estudo das características da água, notamos que seu calor específico na fase líquida c = 1 cal/g . ºC é bastante alto, fazendo sua presença, em grandes quantidades, um fator de estabilidade da temperatura. Para esfriar a água, libera-se energia térmica; para esquentá-la, absorve-se energia térmica. Por esse motivo, em regiões litorâneas ou onde existe um grande lago, as amplitudes térmicas (variações de temperatura) são pequenas. Já o calor específico da água no estado sólido pode ser considerado como 0,5 cal/g .ºC.
Na solidificação, a água aumenta de volume enquanto a maioria das substâncias diminui. Isso faz a densidade do gelo ser menor que da água líquida.
A água apresenta calor latente de fusão igual a 80 cal/g e de vaporização igual a 540 cal/g. Seu alto valor de calor latente de vaporização também é um importante fator de regulagem do clima.

Fonte: adaptado de conecte volume 2. Editora saraiva. P. 76






 

Perguntas

1 - Um corpo A tem 75% da massa de um corpo B. Se a massa de B é 50Kg qual a massa de A?

2 - Qual é o valor da massa de água correspondente ao volume de  0,03 % de 1 Km3 = 1012 litros. Sendo a densidade da água igual a Quilograma/litro.

3 - Explique por que a água aumenta de volume quando se solidifica. Pesquisa sobre pontes de hidrogênio.

3 comentários:

PROFESSOR ELVIS disse...

Alunos caso tenham dúvidas enviar até hoje, pois amanhã ficarei durante todo o dia em sala de aula e não terei como responder. Abraço!
Prof. Elvis Vilela.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

se esfera estivesse no ar em condicoes normais seria possivel que ela adquiresse aquele potencial