Levar a prática em ciências e tecnologia para estudantes do Ensino Médio é o propósito do Projeto de Educação Continuada em Ciências da Engenharia (Precoce). A iniciativa da professora Aida Fadel, do Departamento de Engenharia Mecânica, cria uma porta de entrada para as carreiras em ciências e engenharia. Sete oficinas de matemática, computação e ciências começarão neste sábado, dia 31 de julho, na Faculdade de Tecnologia. As aulas são ministradas por alunos da UnB. O projeto oferece dez bolsas no valor de R$ 400 mensais e está selecionando voluntários.
As aulas são marcadas por criatividade e experiências práticas. “Em uma das práticas os alunos construíram uma ponte usando macarrão. Para isso precisaram usar princípios e fórmulas da física”, conta Aida. O projeto pretende diminuir o índice de evasão nos cursos de engenharia e ciências. “No Brasil, 50% dos alunos acabam deixando os cursos. Acreditamos as vivências que os estudantes tem no projeto podem ajudá-los numa escolha mais consciente”.
A experiência traz ganhos também para os estudantes da UnB. “O projeto é uma experiência enriquecedora em especial para quem está cursando licenciatura, mas está aberto também para outros cursos da Universidade.”, explica a professora. “Aceitamos estudantes de qualquer área que possam contribuir. Estamos buscando em especial alunos de química e biologia”, explica Aida. Além das bolsas, os estudantes podem participar do projeto como uma atividade de extensão. Saiba mais sobre a participação de alunos da UnB no projeto aqui.
Os alunos que quiserem cursar as oficinas pode se inscrever gratuitamente aqui.
Confira abaixo os horários das oficinas ministradas:
Energias renováveis e sustentabilidade - 9 h
Oficina de física: pressão - 10h
Dicas e macetes para vestibular - 10h
Trigonometria - 10h
Teorema de Pitágoras e aplicações - 14h
Edição e sonorização de vídeos - 14h
Programação em Java - 14h
Fonte: Site UnB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário