quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bom site de pesquisa para os alunos do 3º Ano

Galera o endereço http://vsites.unb.br/iq/kleber/EaD/Licensa/Fisica-3.swf é de um bom site para quem deseja aprofundar os conhecimentos em eletricidade e magnetismo. Abraço! Prof. Elvis Vilela.

81 comentários:

PROFESSOR ELVIS disse...

Cada aluno deve acessar a página e posteriormente fazer um comentário de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas sobre o conteúdo apresentado. No comentário coloque a identificação: Nome/turma/escola.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

No site de pesquisa observei certos fatos que eu não sabia sobre as cargas elétricas, como as unidades de carga elétrica e certas informações como o fato de que a teoria da conservação das cargas não ter prova absoluta.
Nesse site complementei meu conhecimento sobre os assuntos ja vistos em sala, como o fato de todas as substâncias da natureza terem a propriedade de anular a eletrificação,além de observar a formula relacionada a transferência de calor e o eletroscopio, experiência interassante que detecta a carga e potencial elétrico alem de funcionar por contato e indução.

Lucas Albuquerque Medeiros de Moura
Turma 132
Centro Educacional Adventista do Gama

evandro disse...

Realmente os raios, a eletricidade para dizer a verdade, sempre influenciou as pessoas e com o tempo elas procuraram razões para aqueles acontecimentos. Os gregos pensavam que era Zeus sangado, castigando aqueles que o tinham desobedecido ou deixado ele com raiva. Os nórdicos acreditavam que os raios eram obra de Thor o deus da chuva e da colheita usando seu martelo para avisar sua chegada. A experiência com o ambar ajudo a entendermos como o raios eram feitos, não exatamente com essa experiencia,mas ela serviu como base para explicar melhor esses acontecimentos... hoje já sabemos que não apenas o ambar causa esse efeito.

Evandro/ turma 132/ Centro Educacional Adventista do Gama

PP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
evandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PP disse...

Embora o eletromagnetismo só tenha surgido no século XIX, seu estudo vem de desde antes do nascimento de cristo. Thales de Mileto foi um pioneiro no campo da carga elétrica, já que foi o primeiro a perceber que certos materiais depois de atritados em pele de gato ganhavam características de atrair outros corpos.
Depois dele vieram outros sempre complementando sua idéia inicial, como Benjamin Fraklin, que definiu carga negativa e positiva, e sua características de atração e de repelir das cargas, ajudando a entender o poder da atração das cargas.
Leandro/132/CEAG

Unknown disse...

MILENA´FÉLIX 131 - CEAG
O SITE REALMENTE É UMA ÓTIMA FONTE DE PESQUISA, ENSINO E APRENDIZADO, ONDE PODEMOS ENCONTRAR TODO O CONTEÚDO QUE O SENHOR DEU EM SALA DE AULA, A EXEMPLO O CONTEÚDO DE CARGA ELÉTRICA E ELETRIZAÇÃO DE UM CORPO QUE TEM ATÉ O EXPERIMENTO DA RÉGUA E O PAPEL QUE FOI FEITO EM SALA. DE MAGNETISMO NÓS AINDA NÃO VIMOS NADA, MAS QUIANDO FOR A HORA CREIO QUE ESSE SITE SERÁ DE GRANDE AJUDA, POIS ELE É BEM COMPLETO E TEM UMA EXPLICAÇÃO DE FÁCIL COMPREENSÃO.

Unknown disse...

vendo o site vi que eletricidade tem sua origem do grgo elektron que significa âmbar, que e uma resina de arvore na forma petrificada e quando é atritado com um pedaço de lã ou algodão adquire a propriedade de atrir pqdaços de folhas secas, normalmente quando objetos são carregados por atrito eles mantêm a sua carga por um tempo limitado e depois voltam a ficar neutro.
Na eletrização por atrito quando aproximamos um bastão no outro notamos que eles irão se repelir por que possuem cargas iguais.
Os condutores eletricos e todo o material que permite a movimentação de cargas eletricas em seu interior se essa movimntação nao puder ocorrer o meio cnstituira um isolante termico.O movimento dos eletrons em um dado condutor pode ser influenciado por diferentes fatores entre eles a temperatura.

Raphaela Carlos Barbosa
turma 131

Jair disse...

É denoinado condutor elétrico todo material que permite a movimentação de cargas elétricas no seu interior. Se essa movimentação não puder ocorrer, o meio constituirá um isolante elétrico. Os condutores elétricos mais comuns são metais, que se caracterizam por possuirem grande quantidade de elétrons-livres, ou que estão fracamente ligados ao átomo. O movimento dos elétrons em um dado condutor pode ser influenciado por diferentes fatores, entre eles a temperatura. Neste caso, o movimento eletrônico não é ordenado sendo algumas vezes até caótico e imprevisível. Mas, em certas condições este movimento pode ser ordenado, constituindo ai uma corrente elétrica.

Ana Thaynara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Thaynara disse...

O site de pesquisa foi outra excelente ferramenta usado para aprofundarmos o conteúdo de eletrostática, por meio deste recurso, observei fenômenos que estavam obscuros, como: a transferência de cargas, em que por exemplo, se há duas esferas, uma grande e uma pequena, a passagem de cargas vai da menor para a maior, bem como as teorias usadas para que se chegassem a tais conclusões. O que me surpreendeu, foi o fato da teoria das cargas (positivo e negativo) ter sido definida de forma arbitrária. As formas e estudos de eletrização, também reforçaram o conteúdo já visto em sala de aula.
Ana Thaynara Araújo de Melo
Turma:132
Centro Educacional Adventista do Gama

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O site foi uma ótima fonte para aprimorar o conhecimento. Nele observei que a eletricidade foi descoberta antes de Cristo e que tudo começou graças ao âmbar. Logo após outros materiais também demonstraram as mesmas caracteristicas do âmbar, fazendo com que novas descobertas fossem feitas. As ilustrações proporcionaram um maior entendimento sobre cargas, quando um corpo está eletrizado positivamente, negativamente ou quando está neutro. O site foi uma forma de complementar aquilo que foi dado em sala.

Estéfany Martins Lacerda Costa
Turma: 132
Centro Educacional Adventista do Gama

Unknown disse...

De fato o site é muito interessante,pois nele vi teorias, calculos e fórmulas que jamais imaginei ver.
É sem dúvida legal quando se estuda uma matéria,e se pode aprofudar na mesma.Os assuntos que mais gostei foram os tipos de carga(já vistos em sala),os materiais que são ou não condutores,e também assuntos mais complexos,como quantização e conservação da carga.
Espero melhorar meus estudos em física a partir do estudo deste site.

Larissa Martins O. S.- 131 E.M

Unknown disse...

O site fornecido é relamente uma boa fonte para o aprofundamento da matéria. Pois contém uma enorme diversidade e ilustrações que auxiliam no compreensão da materia. Ao analisar o texto apenas completei meu conhecimento sobre o tema apresentado em sala.

Mas algo que me surpreendeu foi que a definição de qual seria a carga positiva e qual seria negativa foi tomada de forma arbitrária por Benjamin Franklin. Outro ponto interessante foi observar como é o funcionamento de um eletroscópio e entender porque que ele se comporta daquela maneira. Rever como Thales analisou o âmbar e concluiu que apenas essa resina teria a propriedade de atrair, no entanto, hoje sabemos que todos os corpos tem essa propriedade.


Lissyanne Fleury de Mello Santos
Turma: 132
Centro Educacional Adventista do Gama

Unknown disse...

No site de pesquisa indicado descobri que quando atritamos um corpo qualquer a uma lã ou a um pano este corpo recebe eletricidade e fica com a capacidade de atrair corpos. Desbri tambem que se um corpo "X" está eletrizado negativamente, ou seja, há excesso de elétrons e um outro corpo "Y" está neutro, quando colocados em contato o corpo X e Y e eletricidade do corpo X é passada para o corpo Y deixando-o eletrizado com excesso de eletrons. o Autor tambem ressalta muitas curiosidades sobre a eletrostática.
Bruno Cabral 131 - Ceag E.M.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Freire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

professor, gostei muito desse site que o senhor nos passou, eu li a matéria, e até imprimi, pois sei que isso irá me ajudar na prova...
vi coisas que eu não entendi muito em sala de aula, por exemplo, o ambar. Mas acho que deu pra entender.
Agora, o que eu maois gostei na matperia foi sobre a eletrizaçãpo por atrito, que diz que os opostos se atraem, e os iguais se repelem...

Jéssica Menezes Noronha
Turma 132
Centro Educacional Adventista do Gama

Thiago Freire disse...

O site apresentou um exemplo, que se eu fosse responder diria o contrario do resultado final. Uma esfera condutora A de raio R1, carregada com uma carga Q, seja ligada a outra esfera B, também condutora de raio R2 e neutra. A esfera B transfere carga negativa para A, logo, a esfera A estará menos carregada positivamente que a esfera B.
O site também serve como material de apoio, para complementos, sobre a matéria que esta sendo estudada em sala.

Thiago João de Farias Freire
turma: 132
Colégio Adventista do Gama

Unknown disse...

professor, o site que o senhor passpou, me ajudou muito, pois lá explica o que eu não entendi muito bem em sala de aula, como por exemplo o âmbar e sua função;
Também revisei o que já sabia e vi a parte que mais gostei dessa matéria, que é a eletrização por atrito, onde os opostos (carga)se atraem e os idênticos se repelem.

Jéssica Menezes Noronha
Turma :132
Centro Educacional Adventista do Gama

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

O site foi ótimo para aprofundarmos cada vez mais o nosso conhecimento ,percebi que todo corpo que se apresenta eletricamente neutro quando o número total de prótons e de elétrons está em equilíbrio na sua estrutura.
Quando, por um processador qualquer, se consegue desequilibrar o número de prótons com o número de elétrons, dizemos que o corpo está eletrizado. O sinal desta carga dependerá da partícula que estiver em excesso ou em falta. Por exemplo, se um determinado corpo possui um número de prótons maior que o de elétrons, o corpo está eletrizado positivamente, se for o contrário, isto é, se haver um excesso de elétrons o corpo está eletrizado negativamente. As ilustrações porém nos proporcionaram maior entendimento sobre o conteúdo dado em sala.

Fernanda Ellen Vogado de Aguiar
Turma 132
Centro educacional Adventista do Gama

Unknown disse...

O site é realmente muito bom, é como um apoio, vai ser bem útil para complementar os nossos estudos de sala de aula. A parte de Carga Elétrica e o Estudo da Eletrização de um Corpo nós vimos quase tudo que está falando no site, mas me chamou a atenção a parte que fala do experimento de Benjamin Franklin. Como a eletricidade é parte do nosso cotidiano, é importante estudá-la. Gosto quando o professor dá exemplos do cotidiano, como o de hoje, do computador. :]

Ana Caroline Duarte Amorim dos Reis
turma: 123

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
' Bombom . disse...

através desse site pude esclarecer uma duvida sobre a transferencia de carga eletrica, onde 2 esferas estão trocando eletrons e aparece outra maior, entendi que todas as cargas são tranferidas para a maior.
Enfim, adorei o site e concerteza todos tbm compreenderam melhor e esclarecerao sua duvidas sobre a eletricidade e mais pra frente sobre o magnetismo, pois eh uma linguagem de facil compreensão e ainda tem akelas animações pra explicar melhor.

Carolina Alves Mendes 131
CEAG

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É interessante notar que Tales de Mileto fez uma observação que ficou isolada por muito tempo até que foi descoberto que não era só o âmbar que tinha essa propriedade de atrair corpos quando atritado mas que na realidade todos os corpos tem só que alguns com menor ou maior eletrificação. Há também situações em nosso cotidiano que evidenciam esse fenômeno de eletrização como quando caminhamos em um corredor com carpetes de nylon ou ao sair de um carro, os efeitos são maiores se o local é seco como aqui em Brasília.


Lilayne Karla
132
Centro Educacional Adventista do Gama

AMAUR disse...

Ler esse conteúdo sobre carga elétrica, nos leva ir além da teoria. Temos hoje em dia diversos exemplos como o funcionamento dos motores, computadores e outros incontáveis instrumentos e aparelhos eletrônicos.Dentre esses tópicos o que mais gostei foi o de CONDUTORES E ISOLANTES TÉRMICOS, pois nos ajuda no nosso dia-dia em relação a certos cuidados que devemos ter ao manusearmos instrumentos elétricos.Não sabia o por quê do chuveiro e do microondas terem um furo com terra e o fio , e aprendi que existe uma eletrização por indução.


Ruama - 131 - CEAG !!!

Unknown disse...

o site foi otimo para aperfeiçoar as definiçoes que aprendi na sala de aula. vendo esse site pude aprender que a eletricidade é inovada a cada instante por ser aplicadas e importancia de motores,computador e outros instrumantos e aparelhos eletronicos da tecnologia.pude ver que a eletricidade foi descoberta antes mesmo de jesus.
o site fala tambem que normalmente quando os objetos sao carregados por atrito, ou seja pode ocorrer a passagem de eletrons de um para o outro.A definiçao de negativo e positivo foi proposta inicialmente por Benjamim Franklin que diz que as cargas induzidas no bastao de vidro seriam do tipo positiva e as induzidas no bastao de plastico seriam negativas.

vitoria Ariel
ceag
turma:132

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esse site de pesquisa é interessante pelo fato de nos fornecer informaçoes de como funciona a transferencia de eletrons, deixando um corpo com carga positiva e negativa. Podemos perceber que isso tem uma grande participaçao em suprir as necessidades do homem, na comunicaçao, nos meios de transporte e iluminaçao. O que é mais facinante nisso tudo, é como a transferencia de eletrons é feita: atrito, contato e induçao, dessa forma fazendo corpos ficarem eletrizados sendo capazes de atrair ou repelir.

Pâmella Chagas turma:132

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Observei que nesse site o que até não entendemos sobre a manhã conseguiríamos entender nessa leitura ,o quanto e importante a energia para nós aqui da Terra , sobre os eletróns,prontons e neutrons ,atrávez de luz solar , aparelhos ou de eletricidade por indução, atrito e contato .

Phernanda Bárbara Dantas Mesquita
Turma : 132
Centro Educacional Adventista do Gama

Rebeca disse...

Esse site é perfeito para a realização de pesquisas e aprofundamento dos estudos já feitos em sala. Com simples experimentos, o autor consegue desmistificar a impressão que muitos têm de ser esse um conteúdo distante da nossa realidade. Ele torna perseptíveis pontos que, na maioria das vezes, são complicados e abstratos. A explicação sobre materias condutores e isolantes é bastante detalhada, além de possuir imagens que auxiliam bastante na visualização e compreensão do conteúdo.

Rebeca de Araújo
CEAG - 131

Unknown disse...

As cargas negativas transferem elétrons, uma das cargas terá carga positiva e dininuira ,enquato a outra adquire a carga positiva, e have´ra cargas negativas por eles se movimentam formado correntes elétricas.E ficaram com carga positivas, muito o bom site esta nos ajudado a enteder mais o conteúdo.
keren-hapuque
turma:132
escola adventista do gama

Sthéfani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sthéfani disse...

Percebi que a eletricidade esta relacionado a praticamente tudo que nos cerca só que nos não nos damos conta que ela ja é essencial em nossa vida, até ficarmos alguns instantes sem ela, ai sim nos damos conta que somos verdadeiros dependentes de eletricidade.
Este site ajuda entender a eletricidade e como ela funciona, dando figuras representativas que facilitam na compreenção da parte escrita, e ainda podemos confimar o que dito fazendo os mesmos experimentos presentes no site.

Sthéfani Rodrigues Gonçalves
131
Cento Educacional Adventista do Gama

saulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
saulo disse...

No link indicado pude ler e observar os conceitos e principalmente experiências realizadas para o "descobrimento" das cargas elétricas e consequentemente da eletrostática.
O texto também procura não somente mostrar as teorias, mas todo o contexto, ou seja, mostra os homens que pesquisaram e discutiram estas novas teses aprimorando os conhecimentos sobre eletrostática. Com isso aprendi mais coisas sobre este assunto. Saulo Diogo 131 CEAG.

PROFESSOR ELVIS disse...

Foi atraves da análise e reflexão de Mileto e anteapssados que foram explorados as primeiras experiencias artificiais com eletricidade. Eles observaram que o âmbar atritado com pele de gato, atraía corpos leves, um fenômeno chamado estática.
O texto também nos permite ter acesso a informaçoes importantes a respeito das cargas elétricas, mostrando-nos, por exemplo, como corpos reagem quando eletricamente carregados: se repelindo ou atraindo.

Evellin D. da Silva
Centro Educacional Adventista do Gama
Turma 131

Elisabeth Niman disse...

Com relação a definição de carga elétrica e o estudo de eletrização de um corpo, percebemos que as descobertas feita pelos gregos trazida para a nossa realidade é fundamental para o funcionamento de vários aparelhos motorizados e eletrônicos.E experiências realizadas dos antepassados em a confirmação de que âmbar é a propriedade da eletricidade . Benjamin Franklin introduziu na física dois tipos de carga, positiva(ex:bastão de vibro) e negativa(ex:bastão de plástico).

Elisabeth Niman 3° Ano 132- CEAG

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Podemos observa apartir do conteúdo visto em sala de aula que precisamos da eletrcidade para tudo um exemplo disso e o funcionamento de radios,tvs,computadores e outros aparelhos.O filosofo e matematico Thales observou que um pedaço de Âmbar que significa elektron,Âmbar é uma resina de árvore na forma petrificada e ao juntar o pedaço de Âmbar com um pedaço de lã ou algodão adquiria a propriedade de atrair pedaços de folhas secas, tal efeito é conhecido por estatica.Na realidade vimos que todos os corpos tÊm essa propriedade só que alguns com menor e outros com maior.

turma:131
nome: vinicius machado

Isaac disse...

A matéria que tivemos a oportunidade de acessar por meio do site, foram de extrema importância pelo fato de termos acesso a algumas informações que não tivemos anteriormente, assim como observar que algumas teorias não serem comprovadas. Pude descobrir através da experiência da gota de óleo de Mullikan que nenhuma partícula carregada pode ter carga menor do que a do próton ou do elétron. Foi de enorme utilidade a leitura das matérias disponibilizadas.

Isaac Henrique
131
CEAG

Anônimo disse...

É fato que somos cercados pela eletricidade e fenômenos eletrostáticos em todos os momentos,
e ao aprimorar os conhecimentos referentes a esses estudos, nos submetemos a entender os processos de forma mais dinâmica e até mesmo essencial pro nosso cotidiano. Vejo que a curiosidae pela eletrostática não se limita somente aos nossos contemporaneos, mas desde civilizações mais antigas faz-se entender a eletricidade como parte de uma evolução científica e integrada irreverssívelmente às nossas vidas.

Guilherme Moreira Santos
131 - CEAG

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaylane disse...

Eletricidade não é um dos assuntos mais difíceis de aprender mais também não é um dos mais fáceis, porém com a ajuda desse site tive uma maior facilidade para aprender sobre eletricidade e o que está relacionado a ela já que neste site é explicado tudo nos mínimos detalhes sobe todos os tipos de eletrização.
Achei muito interessante a parte sobre eletrização por atrito, mesmo já conhecendo alguns experimentos como o dá régua e do balão não sabia ao certo como ocorria, mais com a explicação que obtive através do site, ficou bem simples de entender não só isso mais também as propriedades da carga elétrica, condutores isolantes, e a transferência de carga elétrica entre outros.
Thaylane Soares Duarte – 131 (CEAG)

Unknown disse...

Nossa Elvis gpstei muito do Site Vai nos ajudar a estuda a entender compreender e tambem aprofundar nos conceitos e esperimentos ja desenvolvidos pelos mestres da fisica , Ao descobrirem que um pedaço de âmbar atritado propriedades de atrair corpos leves. O Ambar que significa carga eletrikaque vem do Grego Elektron ,
Após essa descoberta tivemos muits inovações nas tecnologias que atéh hj veem se inovando cada vez mais. Mais uma vez Obrigado (Y)

Anderson Rodrigues Ribeiro - 131
CEAG

Anônimo disse...

O site é interessante e nos ajuda a compreender os fenomenos da eletricidade e eletrostática, que nos cerca a todos os momentos. Ao simplesmente usarmos o computador, não sabemos, não é visível, mas existem inúmeras trocas de cargas elétricas e outros fenomenos.O site exemplifica de fome prática e interessante alguns exemplos simples, como o exemplo da régua uma releitura da experiencia do ambar feita por Thales de milet há muito tempo.

Aline Santos Ribeiro
131
CEAG

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Este sitee foi uma ótima fonte de aprendizagem totalmente necessário. Observamos que todos os corpos tem suscetíveis e eletrificação, há uma diferença apenas que alguns tem poder maior ou menor de eletrificação. Por saber o motivo por que a cidade de Brasília é uma cidade altamente carregada, pelo simples fato de ser uma região seca. Dois corpos se repelem mutuamente, porém se forem positiva e outra negativa, a força existente entre eles será atrativa
Bárbara Ellehn Silva Nascimento
131
Centro Educacional Adventista do Gama - CEAG

Kerolin Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kerolin Melo disse...

Site bastante completo, que inclusive serve como uma forte base de estudos, pois as explicações são bem detalhadas e os exemplos conseguem nos transmitir exatamente as informações ditas nas explicações. Ótima fonte de pesquisa e que envolve grande parte da matéria a ser dada no bimestre e que com certeza vai ajudar muitos alunos a compreenderem melhor a materia dada em aula,assim como eu q acabo de exterminar uma duvida sobre eletrização por indução..!




Kerolin Melo
131

Unknown disse...

Roberto disse ..
E um site de aprofundamento da materia , que trata de assuntos que ocorrem no cotidiano.Como as cargas eletricas que possuem bons condutores , e maus condutores é isolantes .É atraves desses condutores podemos ter a força de atração ou repulsão das cargas eletricas .
Um exemplo disso é o metal por possui uma grande quantidade de eletrons -lives .E um exemplo de isolantes é a madeira.


Roberto Junior / 132 /Colegio adventista do gama .

Unknown disse...

O texto faz com que entendemos melhor os ensinamentos de sala de aula, atraves de experimentos e imagens vimos como na verdade o raio se formava ao contrario das lendas gregas e etc, vimos tambem as experiencias das cargas positiva/negativa comprovando a teoria de atração dessa mesms exercida pelos corpos.

Lucas Soares Passos/132/ceag

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eva Maria 3ºano'A'
Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O blog foi uma ótima fonte para revisar, estudar e aprimorar o conhecimento. No mesmo observei que tudo começou graças ao âmbar. Logo após novas descobertas foram feitas. As ilustrações proporcionaram um maior entendimento sobre cargas elétricas, quando um corpo está eletrizado em todos os tipos de cargas.
O blog complementou tudo o que foi ensinado em sala.

Unknown disse...

A eletricidade foi um fator determinante para alcançarmos, a era moderna, foi ela que possibilitou a criação de outros fatos que nos levaram ainda mais para a "nova era".
Com a leitura deste site,eu vi, como o estudo da elericidade foi se aperfeiçoando, e hoje em dia é determinante em vários setores na nossa vida.Algumas observações que eu considerava como verdade absoluta, na verdade, são especulações,aonde não há provas concretas.
Por meio deste site descobri muitas coisas, que certamente irão fazer diferença no vestibular.
Analu Cordeiro dos Santos
3○ ano "A"
Colégio Nossa senhora do perpétuo socorro.

Unknown disse...

Foi interessante visitar o site e ver os experimentos em movimento.Parecem mais reais do que quando apenas lemos a teoria.Entendi melhor o porquê dos "choques" que levamos muitas vezes nas portas de carros, cabelos arrepiados ao retirar uma blusa de lã e outros fenômenos
que presenciamos frequentemente aqui em Brasília.Fiquei sabendo que uma cidade com baixa umidade como a nossa tem mais chances de apresentarem tais fatos.

Júlia Martins Valença
Colégio Perpétuo Socorro
3º Ano

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom,a Eletrostática é uma ciência que eu considero a mais fascinante devido ao comportamento das cargas presentes nos corpos e por ser uma ciência como as outras,descoberta pelo acaso.Quem poderia imaginar que ao atritar o âmbar no pelô do gato resultaria na eletrizaçao do mesmo.A Eletrostática foi uma importante descoberta para a humanidade resultando no desenvolvimento de energia e de aparelhos eletronicos tornando nossa vida mais compreensível e prazerosa.


Maxwell Bezerra
3º ano
Perpétuo Socorro

Rafael Lopes Alves disse...

O site realmente é bem interessante, mostra toda a evolução do estudo da eletricidade - desde Tales de mileto, com a experiência do âmbar, passando por Benjamin Franklin, Coulomb e até os dias atuais - e toda sua importância para o cotidiano, mostrando também diversas experiências. O site também mostra alguns aspectos mais profundos do que os mostrados na aula do tio Elvis, como algumas propriedades do elétron, condutores e isolantes. Nos ajuda a entender também o fator importante que a eletricidade é para os dias atuas, e refletir( ou tentar) o que seria de nós sem ela.

Rafael Lopes Alves Batista
3º ano A, Perpétuo Socorro

Unknown disse...

Tio Élvis, não lembro se coloquei o nome no comentario que mandei agora, então:

- Thaís P. de Oliveira
- 3°A
- Perpétuo Socorro

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O tópico é bem completo trouxe informações novas (a meu ver) que contribuíram para o maior entendimento da matéria; por exemplo: logo no início eu li que ao retirarmos uma blusa de lã ou material sintético do corpo, faíscas podem ser produzidas; fato que é novidade para mim.
Através do site pude conhecer também os quarks, que são partículas de carga fracionárias, de valor menor do que a carga dos elétrons, mesmo sabendo que estas partículas não podem ser detectadas experimentalmente.
Ao ler o tópico a respeito do eletroscópio, pude perceber e entender como realmente funciona o aparelho e pensar em suas utilidades usuais.

Rita disse...

Os equipamentos eletrônicos fazem parte da nossa sociedade. Isto é possível graças a estudos que se iniciaram na Antiguidade,antes de Cristo, com Tales de Mileto. Através do site indicado foi possível adquirir e complementar meus conhecimentos já obtidos em sala. Desde as cargas elétricas que determinam algumas das interações eletromagnéticas, interessante entender o eletroscópio; um dos primeiros aparelhos usados para detectar e medir o potencial elétrico.

Rita K.Soares - 3º ano A
Perpétuo Socorro

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Os pesquisadores não sabem ao certo onde a eletromagnetismo foi observado pela primeira vez. Âmbar é uma resina de árvore na forma petrificada este quando atritado com um pedaço de lã ou algodão, adquiria a propriedade de atrair pedaços de folhas secas. A matéria é constituída de partículas positivas e negativas e em geral na mesma quantidade, tornando-as eletricamente neutra no seu estado natural. A carga elétrica de eletricidade de um corpo é representada pelas q ou Q e tem por unidade. A carga elétrica total em um sistema fechado é a soma algébrica das cargas positivas e negativas, em qualquer instante é constante. Todas as substâncias da natureza têm a propriedade de anular a eletrificação. Podemos verificar que os metais são os melhores. Devemos ressaltar que mesmo os isolantes podem conduzir eletricidade, só que muito lentamente. Um dos primeiros aparelhos usados para detectar e medir potencial elétrico é o eletroscópio.


Lara Cristina G. Lopes, 3º ano A
Perpétuo Socorro

Unknown disse...

Achei super interessante à visita ao site, pois além de acrescentar muito ao meu conhecimento sobre eletrostática, me ajudou a saciar minha sede de conhecimento ainda presente em alguns pontos da matéria estudada em sala de aula. Muito interessante a forma como foi apresentada a evolução nas descobertas sobre a eletricidade, desde Tales de mileto, (experiência do âmbar), Benjamin Franklin, Coulomb chegando até os dias de hoje.
Fiquei muito satisfeita também com as ilustrações, pois elas facilitaram meu conhecimento a respeito de cargas elétricas.
Gostei bastante de todo o blog, pois apesar das muitas brincadeiras que foram apresentadas a respeito do mesmo, ele com certeza nos ajudara bastante na nossa busca pelos bons resultados nos vestibulares.



LUDYMILLA M. S. MENDES
3° ANO "A"
PERPÉTUO SOCORRO

thiago veloso disse...

O site complementa o que estamos vendo em sala de aula,esse conteúdo me mostra que é praticamente impossível,viver ou acompanhar o crecimento de tudo,sem a eletricidade.Uma das descobertas que ajudou a desenvolver o começo desses estudos sobre a elétrostática foi feito por Thales de Mileto,que foi,ao ultilizar um pedaço de ambar
e outro de lã,ele observou que ao juntalos eles atrairam pedaços de folhas secas,o efeito é conhecido por estática.Ambar é uma resina petrificada...

Thiago augusto
3 ano Perpétuo Socorro

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sabrina Pessoa - 3º ano A, Perpétuo Socorro.


Através do site indicado foi possível concluir (resumindo ao máximo ) que a eletricidade além de ser um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou até mesmo em movimento; foi a principal responsavel para que pudessemos amadurecer e assim chegar a tão esperada criação de outros fatos que acabaram nos inserindo a essa nova era -chegando aos dias de hoje-.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Graças ao texto, podemos concluir que para o funcionamento de aparelhos eletrônicos e moteres precisamos de eletricidade, quem vem do grego ``elektron´´ (âmbar).
Existem dois tipos de cargas:positivas e negativas.Se 2 corpos estão carregados positivamente ou negativamente eles se repelem mutualmentem, mais se eles tiverem cargas opostas a força existente entre eles será atrativa tornando-as eletricamente neutra.


Rafael Leite de Vasconcelos
Perpetuo Socorro
3° ano

Unknown disse...

O texto se inicia faland sobre o processo de evolução das descobertas sobre a eletricidade. É um texto bem detalhado que fala desde as primeiras observações com o Âmbar, até a descoberta deum apaelho para medir potencial eletrico (eletroscópio). Fala da descoberta da existencia de duas cargas destintas, as positivas e as negativas e sobre a sua quandotidade de carga, que será sempre maior que a do próton e do elétron. O texto fala tambem que os condutores e os isolantes sao a base da Eletrostatica.


- Thaís Palmeira de Oliveira
- 3° A
- Perpétuo Socorro

ps: o outro comentario deu erro Tio Elvis.